Near BOS com Illia Polosukhin (Near Protocol) e Amos Zhang (MetaWeb)

Resumo do Rwitter Space AMA sobre Near BOS entre Illia Polosukhin (Near Protocol) e Amos Zhang (MetaWeb)

Em nossos Twitter Spaces mais recentes, Amos Zhang (Empreendimentos MetaWeb) e Illia Polosukhin (Protocolo NEAR) se aprofundaram no Blockchain Operating System (BOS) da NEAR.

Assista ao vídeo completo do AMA

Tudo o que você precisa saber sobre BOS – Illia Polosukhin x MetaWeb Ventures AMA

www.youtube.com

Destaques

  • BOS é uma plataforma para descobrir e experimentar aplicações web abertas que são compatíveis com qualquer protocolo blockchain. Os usuários podem navegar pelos aplicativos perfeitamente em uma única plataforma.
    NEAR lançado recentemente FastAuth, que fornece a maneira mais rápida de integrar os usuários. Novos usuários podem se inscrever, criar uma conta e começar a usar o blockchain em cerca de cinco segundos, sem o uso de frases iniciais ou taxas de gás.
  • O BOS fornece uma ampla variedade de cenários de caso de uso, desde DeFi até jogos e redes sociais. Ele remove os obstáculos de integração e fornece um alto nível de resistência à censura e verificabilidade.
  • De certa forma, o BOS é semelhante a uma versão descentralizada de um superaplicativo como WeChat ou Alipay. Ele também tem o potencial de se tornar a estrutura superpoderosa que alimenta a IA.
  • Todas as contas, funcionalidades e conteúdo sob o BOS são transações NEAR blockchain. Ao interagir com o protocolo NEAR e suas ferramentas de desenvolvimento, o BOS conduzirá mais transações no NEAR.
  • O BOS levará a um uso mais orgânico, gerar mais transações, e expandir a base de usuários. A BOS está alimentando o ecossistema NEAR como um todo, a partir de uma perspectiva de captura de valor.

Anling: Você pode nos dar uma breve introdução ao BOS e seu status atual?

illia:BOS é uma plataforma para descobrir e experimentar aplicações web abertas que são compatíveis com qualquer protocolo blockchain. A ideia por trás do BOS é criar algo que, para um usuário normal, você não precise pensar sobre qual blockchain é usado por baixo ou como exatamente uma tecnologia específica funciona, permitindo que os usuários naveguem por aplicativos em diferentes blockchains em uma única plataforma.

De uma perspectiva de status atual, lançamos recentemente um conjunto inicial de recursos para BOS, e uma das inovações empolgantes é o que chamamos de “Descoberta”, que identifica aplicativos descentralizados que você pode aproveitar em diferentes blockchains.

Se você vai para near.org, você pode ver isso e o código-fonte do próprio site vem do blockchain. Então, na verdade, é um aplicativo totalmente descentralizado por conta própria, e tudo o que você vê é baseado em um blockchain.

Mas o BOS é mais do que isso. Existem muitas outras camadas que alimentam isso, por exemplo, a navegação que permite esse tipo de descoberta em diferentes ecossistemas de blockchain. Se você digitar “LIDO”, poderá ver aplicações de outras blockchains (suportadas pelo BOS) nesta plataforma.

Um dos maiores desafios que enfrentamos é a integração e a obtenção do engajamento inicial dos usuários. Pensando nisso, lançamos FastAuth, que fornece a maneira mais rápida de integrar usuários em Web2 e Web3, fornecendo a maneira mais simples para os usuários se inscreverem, criarem uma conta e começarem a usar o blockchain em cerca de cinco segundos.

Você não precisa de frases iniciais ou criar uma carteira. Os usuários podem configurar uma conta BOS com um e-mail. E os desenvolvedores podem fornecer seus componentes, aplicativos e experiências Web3 com mais perfeição do que nunca.

É tão fácil quanto inserir um e-mail. Obviamente, ainda há muito a ser construído, mas a versão inicial está disponível e vemos os desenvolvedores começando a adotá-la e aproveitá-la.

Anling: Vamos examinar alguns casos de uso do BOS? Você pode compartilhar mais sobre alguns casos de uso para usuários finais?

Ilia:Muitos aplicativos DeFi já são construídos no sistema operacional Blockchain, porque eles podem implantar contratos inteligentes e o front-end ao mesmo tempo. Mais importante, dá a eles um novo nível de resistência à censura e verificabilidade com o uso de DAO e multisig, garantindo que os usuários não sejam atacados por um site falso.

Aplicativos de jogos e entretenimento também podem aproveitar o sistema operacional Blockchain, pois ajuda a remover os obstáculos de integração. Uma das outras tecnologias que facilitam a aquisição do usuário é Keypom. Ele cria uma experiência de integração muito suave, permitindo quedas de tokens ou NFT, bem como distribuição de tickets e criação de contas com permissões específicas e público-alvo. Tudo junto cria ferramentas interativas muito poderosas para marketing e engajamento de usuários.

Agora que você tem todos esses usuários que podem interagir uns com os outros na cadeia, você pode fornecer essa transição suave para usuários que não estão familiarizados com o uso da tecnologia Web3.

Amos: Qual é a motivação para a NEAR avançar para o sistema operacional Blockchain do ponto de vista da marca?

Ilia: Desde o início, estamos comprometidos em tornar o NEAR um blockchain escalável com foco na usabilidade. À medida que lançamos a rede principal e começamos a expandir o ecossistema, o próximo passo é atualizar as ferramentas de desenvolvimento. Não se trata de fazer com que os desenvolvedores aprendam novas linguagens de programação. Os desenvolvedores querem começar a construir imediatamente. Portanto, o JavaScript SDK rapidamente avançou com isso.

Agora, com tudo isso realizado, a integração do usuário se tornou o próximo desafio para os desenvolvedores. Somos capazes de construir dapps rapidamente no NEAR, mas também enfrentamos o desafio de ter um processo de integração complexo, bem como uma base de usuários muito fragmentada em todas as diferentes cadeias. Isso eventualmente leva ao tribalismo entre os usuários.

A solução fundamental aqui é continuar simplificando a complexidade da tecnologia blockchain. Queremos pensar em como podemos integrar mais usuários ethereum para começar a usar a plataforma, como podemos permitir que novos usuários que não tenham experiência em criptomoedas comecem a participar desse espaço e como podemos fazer com que os usuários se engajem.

Outro desafio que os desenvolvedores enfrentam é reengajar seus usuários existentes. Por exemplo, quando você faz uma campanha de airdrop, atrai um grupo de pessoas para participar, mas não tem como envolvê-las novamente, nem consegue enviar uma notificação de novos recursos para aquelas pessoas que já experimentaram seu produto antes.

Todos esses obstáculos nos motivaram a construir o BOS e a criar uma estrutura que herdasse todas as inovações da web3, permitindo que os desenvolvedores construíssem aplicativos amigáveis, atraentes, fáceis de pegar e navegar e também capazes de criar efeitos de rede ao seu redor.

É por isso que o BOS contém integração rápida, contas de avaliação e contas de convidados. Ele também apresenta envolvimento social, descoberta, notificações, pesquisa, meta transações e muito mais. Os usuários não precisam pagar taxas iniciais de configuração ou transação, e lançaremos mais componentes este ano para criar uma plataforma completa que os desenvolvedores possam aproveitar.

Amos: No sentido tradicional, todas as diferentes redes públicas estão competindo umas com as outras. Então, qual é a sua opinião sobre isso e por que outras blockchains gostariam de oferecer suporte ao BOS e, mais especificamente, existe alguma grande parceria que você planejou ou essa integração já está acontecendo?

illia:Definitivamente, queremos nos afastar desse pensamento tradicional. Quando testemunhamos a ascensão do Ethereum da era do Bitcoin, muitas pessoas eram contra essa ideia de executar contratos inteligentes poderosos no blockchain. Podemos enfrentar um desafio semelhante ao de antes, mas estamos aqui para mudar a mentalidade em uma boa direção.

Do ponto de vista dos outros blockchains, como layer1, layer2, etc. O produto ou serviço que fornecemos é muito simples: BOS é uma combinação de ferramentas que aceleram a integração dos usuários e tornam seus aplicativos mais fáceis de serem descobertos para melhor retenção e reengajamento.

Eu diria que realmente quebramos o tribalismo e podemos ajudar a resolver os problemas que os desenvolvedores e empreendedores estão enfrentando agora.

Temos algumas colaborações em andamento, mas não vou anunciá-las aqui. O que posso dizer é que nas próximas semanas algumas coisas interessantes vão acontecer. Então fique ligado! Mas para aqueles que realmente querem mergulhar fundo, você pode tentar e ver se consegue descobrir algo na cadeia. Mais uma vez, tudo no BOS está totalmente em cadeia. Talvez seja um vazamento alfa?

Amós:De fato, existem muitos obstáculos para um novo usuário começar a usar um Dapp no ​​Ethereum, por exemplo. Primeiro, você precisa abrir uma conta de câmbio, passar por KYC e, em seguida, transferir alguns ETH para sua carteira MetaMask, porque os usuários precisam pagar taxas de gás para jogar alguns aplicativos. Depois disso, os usuários ainda precisam descobrir quais aplicativos estão disponíveis para eles, qual aplicativo não é uma farsa e é seguro de usar, etc.

Portanto, acho que o BOS pode resolver todos esses problemas recriando uma jornada simples do usuário. Abrir uma conta NEAR agora não custa nenhuma taxa de gás e também não custará um centavo para você abrir uma conta. Você pode começar a interagir imediatamente com todos os aplicativos por meio da lista selecionada na página “Descobrir”. Isso me lembra os miniprogramas WeChat ou Alipay. Eles são os maiores portais para as pessoas navegarem por aplicativos ou serviços online na China. Acho que você provavelmente também teve alguma inspiração durante seu tempo na China.

Ilia:Sim. É assim que podemos criar um Open Wechat, certo? Esta é uma pergunta que venho me fazendo há quase seis anos. WeChat e Alipay são plataformas Web2 para um bilhão de usuários. E acho que o miniprograma tem sido uma ferramenta muito poderosa para fazer isso. Mas sendo uma plataforma fechada, tem suas limitações. E aqui temos tecnologia que pode alimentar algo verdadeiramente aberto, e as pessoas podem se beneficiar do comércio comunitário e criar novas economias. E só precisamos fornecer a eles as ferramentas de que precisam.

NEAR Crowd, que é uma plataforma para rotulagem de dados. Foi renovado agora com uma nova equipe trabalhando por trás dele. Eles permitem que pessoas que não sabem nada sobre criptografia ou blockchain comecem a fazer algumas pequenas tarefas e lucrar com isso. As taxas que você está pagando para fazer transações com o blockchain foram pagas pelos aplicativos.

O benefício é que agora você tem novos usuários que ganharam diretamente na plataforma. eles nem mesmo têm sua conta de câmbio. Eles podem iniciar a partir do blockchain (conta de autocustódia). E assim eles podem começar a interagir com o DeFi e começar a ganhar e negociar negócios.

Estamos criando uma nova onda de pessoas que começam com cripto, não comprando, mas ganhando. E a partir daí, eles podem começar a interagir e experimentar diferentes novos aplicativos. Acho que é isso que me excita. Ao resolver o problema fundamental da cadeia de suprimentos, podemos facilitar a participação das pessoas no espaço criptográfico. Não poder pagar criptomoedas reter muitos desses usuários em potencial.

Amos: Sim, é bastante contra-intuitivo no sentido de que, tradicionalmente na Web2, sempre há “Teste Gratuito”, mas a criptografia está fazendo o oposto e isso é realmente uma barreira muito comum à entrada de novos usuários de criptografia. No entanto, também vemos muitos airdrops acontecendo no espaço, o que não é saudável na maioria dos casos. Sempre há histórias sobre pessoas gastando meses para obter o maior número possível de airdrops para maximizar seus ganhos, mas nenhum deles continua sendo um usuário real.

Acho que o NEAR Crowd realmente integra os usuários que são novos na criptografia. Mas, por meio de algumas pequenas tarefas e ganhando uma quantidade muito pequena de criptografia, ajuda a envolver o usuário de maneira positiva. Ao usar a plataforma diretamente, esses usuários se concentram mais em construir e aprender a tecnologia, em vez de especular e negociar tokens para maximizar seus lucros.

Amos: Você também mencionou “Machine Learning” anteriormente, você pode explicar um pouco mais como o NEAR Crowd e outras ferramentas BOS podem capacitar a IA?

Ilia:A IA é um instrumento poderoso que já está mudando e vai mudar ainda mais nossas vidas. Não acho que a maior parte da infraestrutura da nossa sociedade esteja preparada para isso. Acho que muitas das inovações de blockchain e criptografia, especialmente, são uma ferramenta para inovar o sistema operacional de nosso

Acho que é aqui que o BOS pode ser usado. Deixe-me dar alguns exemplos – a maioria dos serviços do governo são executados na linguagem, você envia a eles um formulário, um documento ou até mesmo uma ação judicial, tudo isso é baseado na linguagem e é tudo estruturado, mas você precisará de uma pessoa para interpretar e processar a informação. E antes disso, as pessoas sempre tentaram explorar essas brechas e, assim, criaram alguns problemas ilegais ou criminais.

Os modelos de linguagem de IA podem criar com eficiência um contexto de texto e idioma muito direcionado. Imagine que você pode criar um Internal Revenue Service (IRS), digamos, uma declaração de imposto com milhões de páginas, que precisa de alguém para ler todas elas. Mas o sistema existente simplesmente não foi projetado para esse nível de geração de linguagem extensível.

É aqui que entram os sistemas operacionais blockchain e blockchain, que podem avançar a tecnologia usada pelo governo de serviços sociais, como permitir criptografia e melhorar a segurança e privacidade dos dados, etc.

O que estamos tentando fazer é construir um sistema operacional para o mundo pós-IA. Quando temos uma IA muito poderosa, podemos usar blockchains como uma forma de interagir com o mundo real e regular os comportamentos da internet. Blockchain também fornece uma plataforma para verificar a autenticidade de uma pessoa ou serviço por meio de dados na cadeia.

Amos:Fantástico. O BOS não é apenas uma forma descentralizada realmente poderosa de “wechat”. Ele também tem o potencial de se tornar a estrutura superpoderosa que alimenta a IA

Anling: Então, você pode especificar os motivos pelos quais alguém pode optar por implantar front-end e construir no sistema operacional Blockchain versus IPFS?

Ilia: O IPFS é uma plataforma descentralizada de armazenamento e compartilhamento de dados que é realmente boa com conteúdo estático. Você sabe quando você tem uma imagem, você a armazena em cima do IPFS, e essa imagem fica lá para sempre, e é a mesma imagem, não muda. Mas não é assim que um site ou aplicativo funciona, você o atualiza constantemente e lança novas versões. Novas versões estão sendo lançadas constantemente e a equipe está constantemente fazendo coisas.

Você também pode querer usar o conteúdo de outras pessoas e aproveitar os recursos. Então, para descobrir e pesquisar coisas, você precisa de um local onde todas as informações sejam registradas e vinculadas. É isso que o BOS Discovery Layer oferece. É um protocolo onde todos os componentes front-end estão interligados.

Quando você acessa o site (near.org), ele extrai todos os dados necessários do blockchain. Talvez haja um componente de botão, talvez haja um componente NFT. Em seguida, ele renderiza todos eles para o usuário. Portanto, agora você pode realizar facilmente testes A-B para os componentes que escolher.

No passado, os desenvolvedores precisavam reimplantar para IPFS se você deseja renovar seu site e, em seguida, votar em seu DAO para atualizar o link. Mas construir no BOS permite que você crie um link para a versão atualizada de um NFT e assim você pode obter a versão atualizada diretamente em seu site para os usuários.

Portanto, os desenvolvedores podem ser mais flexíveis e ter um ambiente de desenvolvimento de servidor rápido. Pelo que vimos, os desenvolvedores que normalmente usam esse sistema de componentes conseguem desenvolver o front-end três vezes mais rápido que o Web2, porque não precisa de scaffolding, não precisa de hospedagem, pode reaproveitar muitos componentes existentes. Atualmente, temos mais de 4000 componentes que os desenvolvedores podem usar no sistema operacional Blockchain.

Por exemplo, alguém cria um aplicativo que permite a troca no Ethereum e você precisa trocar no zkSync ou zkEVM, então você pode usar o Ref Finance para realizar a troca em uma interface do usuário.

Haveria mais e mais aplicações de tecnologia. Mas como usuário, você realmente não precisa saber o que isso significa. Você só precisa usá-lo e agora esperamos melhorar a experiência do usuário para que eles queiram interagir com a plataforma.

Amos:Você tem razão. É como os usuários da Internet hoje não se importam com o que é https, acho que é o próximo passo na evolução do blockchain. Nós apenas temos que nos concentrar em abstrair as complexidades associadas ao blockchain e torná-lo fácil para usuários em geral.

Anling: Como o BOS pode contribuir para o ecossistema NEAR e atividades on-chain e demanda de tokens, especialmente de uma perspectiva de captura de valor?

Ilia: Cada conta criada no near.org agora é uma conta NEAR. Toda a funcionalidade e conteúdo que você pode ver, incluindo FastAuth e feed social abaixo, são transações NEAR. Há também um custo de armazenamento associado às ações. Então, tudo isso está realmente alimentando a economia NEAR.

Uma das ferramentas mais recentes que estamos lançando é chamada Query API, que fornece aos desenvolvedores um quadro fixo simples de dados. A API de consulta permite implantar o índice que você deseja quase como parte do contrato inteligente, para que você tenha todo o potencial do aplicativo de ponta a ponta. A API de consulta também será executada por nós, portanto, esses nós requerem piquetagem.

Portanto, mais camadas de tokenomics estão sendo adicionadas à pilha completa no topo da economia NEAR existente. Ao interagir com o protocolo NEAR e as ferramentas de desenvolvimento, o BOS conduzirá mais transações no NEAR.

Além disso, estamos criando uma plataforma que pode atrair usuários de outras plataformas blockchain. O maior benefício aqui é que agora os usuários de outras cadeias podem experimentar facilmente o que é o NEAR.

Por meio do BOS, os aplicativos da NEAR são mais usados ​​e o ecossistema NEAR como um todo pode ganhar mais tração. O BOS trata de alimentar tudo isso e tornar o volante ainda mais forte.

Amos: Então, em outras palavras, o BOS levará a um uso mais orgânico, gerará mais transações e expandirá a base de usuários. Alguns dos usuários também podem mudar para mais aplicativos nativos NEAR assim que descobrirem os recursos do protocolo NEAR e como o sistema é fácil. A BOS está alimentando o ecossistema NEAR como um todo, a partir de uma perspectiva de captura de valor.

Anling: Então, o que vem a seguir para o BOS?

Ilia: Faremos grandes anúncios antes do final do ano. Continuaremos refinando o produto e, ao mesmo tempo, cooperaremos com outros ecossistemas e aplicativos e ajudaremos as empresas da Web 2 a se transformarem na Web 3.

A BOS está dando a eles essa tranquilidade para começar a usar essa tecnologia, integrar usuários e aproveitar a flexibilidade que vem com os fundamentos.

Esperamos que os desenvolvedores possam ver seu valor e por que essa ferramenta é útil para eles criarem aplicativos inovadores. Além disso, também trabalharemos em clubes de blockchain, bootcamps, comunidades Node.js, comunidades JavaScript e desenvolveremos grupos de desenvolvedores de baixo para cima. Então, é quase uma abordagem em três frentes, intimamente ligadas entre si, mas com programas dedicados a diferentes públicos.

Continuaremos a construir a plataforma e obter mais e mais desenvolvedores. O NEAR DevHub é um lugar onde a comunidade de desenvolvedores pode organizar ou construir coisas em torno de seus próprios projetos. Toda a comunidade ZK está construindo excelentes pontes entre cadeias e tecnologias de privacidade. Grande parte do desenvolvimento do próprio BOS ocorrerá lá. Seu mecanismo é semelhante a organizar desenvolvedores de todo o mundo para contribuir com a plataforma.

Mais e mais integrações e casos de uso estão sendo construídos, e muitas empresas estão optando por construir no BOS. Então, por favor, tente construir no BOS e entre em contato conosco se estiver interessado!

Fonte: https://medium.com/nearprotocol/twitter-space-recap-how-the-near-blockchain-operating-system-empowers-the-ecosystem-aa1141f02f3d

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *