NEAR no evento NVIDIA GTC 2024

Na NVIDIA GTC 2024 – a principal conferência da superempresa de hardware de IA em San Jose, Califórnia – o foco estava na interseção de IA, blockchain e a próxima era de inovação na web aberta. Entre os palestrantes ilustres estava Illia Polosukhin, cofundador do NEAR Protocol, que contribuiu com seus insights sobre como os modelos de IA evoluirão e como as economias blockchain e token podem desempenhar papéis importantes. Polosukhin é o único fundador da indústria blockchain a falar no evento da NVIDIA.

O painel “Transforming AI” foi apresentado por Jensen Huang, CEO e cofundador da NVIDIA. Participaram do painel todos, exceto um dos coautores do importante artigo de pesquisa de 2017 “Atenção é tudo que você precisa”, que apresentou a arquitetura Transformer que revolucionou o processamento de linguagem natural. Essa linha de coautores passou a trabalhar em projetos como OpenAI, Inceptive e Essential AI.

A conversa do grupo explorou as aplicações práticas da tecnologia blockchain, com Illia abordando o dinheiro programável e seu impacto no estado atual e futuro das economias digitais. Ao abordar os desafios e oportunidades apresentados pela convergência de IA e blockchain, Illia ofereceu uma perspectiva fundamentada sobre o potencial destas tecnologias para facilitar uma web aberta mais descentralizada e eficiente.

Os insights de Illia também destacaram o compromisso da NEAR em aproveitar as tecnologias Web3 para uma adoção e inovação mais amplas em uma variedade de casos de uso de tecnologia futuros. O próprio Jensen notou que acha “NEAR é muito legal”.

Da computação acelerada à IA e ao Blockchain

Jensen iniciou o painel fornecendo contexto em torno da evolução do poder da computação e do potencial da IA ​​generativa como a próxima revolução industrial. Após uma rodada de apresentações, Illia mergulhou no início de sua pesquisa no Google e nos desafios únicos que trouxeram a IA para o primeiro plano naquela época.

“A equipe e eu estávamos trabalhando em respostas simples a perguntas. Você iria ao Google, faria uma pergunta e ele deveria lhe dar uma resposta”, contou Illia. “Mas o Google tem requisitos de latência muito baixos, então se você deseja enviar modelos reais que leiam resultados de pesquisa, como toneladas de documentos, você precisa de algo que possa processar isso rapidamente. E os modelos da época simplesmente não conseguiam fazer isso.”

Depois de publicar o artigo e deixar o Google para explorar novas oportunidades, Illia trabalhou primeiro na NEAR como uma startup de IA, depois mudou quando ele e o cofundador Alex Skidanov reconheceram uma oportunidade no espaço blockchain que encontraram pela primeira vez como usuários. Eles reconheceram uma necessidade clara no setor em 2018: tornar a tecnologia blockchain acessível e intuitiva para o uso diário. Illia discutiu com o painel como essa constatação o levou ao conceito de dinheiro programável e, posteriormente, construiu o protocolo NEAR para enfrentar os desafios de escalabilidade e usabilidade do blockchain, criando uma mudança em direção a uma economia web aberta e mais amigável.

A Gênese do NEAR e do Dinheiro Programável

Illia discutiu ainda como a sua mudança da pura investigação em IA para a Web3 foi impulsionada pelo conceito de dinheiro programável, não apenas para pagamentos transfronteiriços, mas para uma série de casos de utilização poderosos. Esta foi uma resposta direta aos desafios de coordenação em redes complexas e à crescente demanda por soluções blockchain escaláveis. O resultado é uma plataforma que pode lidar com grandes volumes de transações sem comprometer a velocidade ou a segurança.

“A NEAR tem o maior número de usuários do mundo no espaço blockchain”, explicou Illia. “Estamos falando de vários milhões de usuários diários que nem sabem que estão usando blockchain. Mas eles estão, na verdade, fazendo interface com dinheiro programável e valor programável. E agora estamos trazendo de volta algumas dessas ferramentas de IA para gerar mais dados.”

Em seguida, destacou a necessidade de uma mudança na forma como os criadores são recompensados ​​numa era emergente de IA generativa, sugerindo que o sistema centenário de direitos de autor deve evoluir. Com artistas e criadores agora aproveitando ferramentas como Midjourney e OpenAI para tudo, desde artes visuais até narrativas, o painel concordou que as leis de direitos autorais precisarão de uma revisão mais cedo ou mais tarde.

Integrando IA para economias mais justas de usuários e criadores

Com a era generativa já em andamento, Illia revelou ainda mais como o NEAR será fundamental para esta nova economia criadora habilitada para IA.

“A forma como recompensamos os criadores agora está quebrada”, continuou Illia. “E a única maneira de consertar isso é alavancar dinheiro programável, valor programável e blockchain. Você precisa da primitiva básica do dinheiro programável porque é isso que permite que usuários e grupos coordenem pessoas em grande escala.”

A visão de Illia estende-se à construção de uma versão da web aberta onde o valor programável sustenta um ciclo de feedback positivo, promovendo uma nova economia enriquecida pela participação equitativa. Por exemplo, ele observou que a NEAR está explorando maneiras de os usuários contribuírem com seus próprios dados, o que pode ajudar a melhorar os modelos de IA. Estas iniciativas demonstram como a economia da IA ​​de amanhã poderá beneficiar tanto os criadores como os utilizadores, permitindo uma maior participação e colaboração sustentada pela infra-estrutura e incentivos da Web3.

“Acredito firmemente que a maneira como faremos progresso no sentido de o software consumir o mundo para o aprendizado de máquina é consumindo software”, argumentou Illia. “E a maneira mais direta é ensinar as máquinas a programar, para que você possa realmente gerar software e transformar o acesso de todos.”

Ao longo de sua participação no NVIDIA GTC 2024, Illia destacou o papel fundamental da NEAR em preencher a lacuna entre a web aberta, o dinheiro programável e a IA. Ao defender uma estrutura de direitos autorais reinventada e modelos de compensação de criadores mais equitativos, Illia apresentou uma visão acessível e convincente para a NEAR na vanguarda da economia de IA centrada no usuário e no criador de amanhã. Embora este tenha sido apenas um breve vislumbre do ecossistema emergente AI+Web3 no NEAR, foi recebido com uma onda de entusiasmo por parte da comunidade NEAR e serviu como um lembrete para todo o espaço Web3 sobre as primeiras raízes de Illia e NEAR no mundo da IA.


Fonte: NEAR at NVIDIA GTC 2024: A Recap of Illia’s Appearance – NEAR Protocol

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *