Durante a BUIDL Asia 2024 em Seul, Coréia, o cofundador da NEAR e CEO da NEAR Foundation, Illia Polosukhin, anunciou o lançamento de Chain Signatures na NEAR. As assinaturas de cadeia permitem que contas NEAR, incluindo contratos inteligentes, assinem transações para qualquer blockchain. Isso é alimentado por uma rede MPC descentralizada que usa staking de NEAR e restakers de ETH na Eigenlayer para segurança. Chain Signatures atualmente oferece suporte a redes Bitcoin, Ethereum, Cosmos, DogeCoin e XRP Ledger e em breve oferecerá suporte a Solana, TON Network, Polkadot e outros.
Como funcionam as assinaturas em cadeia
As assinaturas em cadeia introduzem assinaturas de limite para qualquer blockchain, controladas por contas NEAR e contratos inteligentes. Uma conta NEAR, que também pode ser um contrato inteligente graças ao modelo de conta NEAR, pode solicitar que os validadores NEAR ou nós MPC assinem uma carga útil arbitrária, que poderia ser uma transação para alguma outra blockchain, e recebam uma carga assinada de volta para então enviar para a rede de destino.
Isto é possível através da construção de uma rede descentralizada de computação multipartidária (MPC: “Multi-Party Computation”) baseada em contas, permitindo que contas NEAR controlem vários endereços em várias cadeias e garantindo que os usuários sejam os únicos que podem solicitar assinaturas para transações. Chain Signatures usa um padrão baseado em conta, em oposição a um padrão baseado em depósito ou ponte, como fazem a maioria das outras redes MPC atualmente em produção. A rede Chain Signatures MPC funciona como um signatário descentralizado para contas NEAR e contratos inteligentes, gerenciando solicitações para endereços em diferentes blockchains, ao mesmo tempo que não impõe nenhuma carga ao usuário para gerenciá-los.
O primeiro de seu tipo, Chain Signatures é um grande avanço na adoção de DeFi, melhorando a interoperabilidade entre cadeias e desbloqueando uma nova variedade de casos de uso para usuários convencionais e construtores Web3. As assinaturas de cadeia facilitam a construção de produtos DeFi para cadeias e ativos específicos (ao mesmo tempo que utiliza ativos de outras cadeias, por exemplo, USDC/T, SOL, etc.). Por exemplo, os usuários podem usar XRP como garantia para emprestar USDC ou negociar DOGE por SOL. O lançamento do Chain Signatures oferece uma experiência de usuário elevada que simplifica o processo de transação enquanto aumenta a acessibilidade à liquidez em cadeias de contratos não inteligentes, como Bitcoin, DogeCoin, XRP Ledger e muito mais. Isso também significa que as Chain Signatures permitem que os desenvolvedores de aplicativos atendam todos os ecossistemas de uma só vez a partir de uma interface, em vez de ter que se comprometer com uma única cadeia ou pool de liquidez.
A rede Chain Signatures MPC está sendo lançada com a Eigenlayer como parceiro principal e será garantida pelos restakers ETH da Eigenlayer e pelos stakers NEAR. O conjunto inicial de operadores é uma rede com confiança minimizada de dez provedores de nós, que inclui alguns dos principais provedores de infraestrutura Eigen AVS, usando um modelo de segurança de Prova de Autoridade no lançamento. O estado futuro é uma rede sem permissão de operadores de nós com base em requisitos de piquetagem e condições de redução, planejada para ser implementada nos próximos meses.
Relayer de gas multichain
Lançando junto com Chain Signatures está o Multichain Gas Relayer, que elimina a necessidade de ter o token de gás nativo de outra cadeia para realizar transações. Este é um grande obstáculo para os usuários hoje, muitas vezes exigindo a compra de vários tokens nas exchanges e o envio deles para contas diferentes apenas para completar uma única ação entre cadeias. Agora, com o Multichain Gas Relayer, os usuários podem apenas usar tokens NEAR ou NEP-141 para cobrir gás em qualquer cadeia, não apenas nas cadeias NEAR ou EVM.
Isso desbloqueia a verdadeira abstração de conta multichain. Considerando que as pontes entre cadeias variam significativamente dependendo de quais ativos fazem a ponte para quais cadeias, as assinaturas em cadeia tornam possíveis transações em cadeias de contratos inteligentes e não inteligentes a partir de uma única conta ou interface, ao mesmo tempo que desbloqueiam liquidez que não estaria acessível antes.
Para um aprofundamento técnico mais longo sobre Chain Signatures e Multichain Gas Relayer, veja este post de fevereiro de 2024 sobre tecnologias de agregação de contas NEAR.
Novos padrões de design Web3 com assinaturas em cadeia
Chain Signatures abre uma série de novos casos de uso poderosos para criadores de aplicativos e desenvolvedores DeFi, ao mesmo tempo que permite interfaces de usuário muito mais simples em diferentes contextos. Os contratos inteligentes na NEAR serão capazes de custodiar ativos em qualquer cadeia (já que podem assinar transações em qualquer cadeia por meio de assinaturas de cadeia) e manter saldos de usuários semelhantes aos protocolos de empréstimo de cadeia única ou DEXs fazem agora. Por exemplo, um usuário poderá trocar atomicamente seu BTC em uma conta Bitcoin pelo ETH de outro usuário em uma conta Ethereum. Isto funciona porque eles podem primeiro depositar em contas nessas respectivas cadeias que são totalmente controladas por um contrato inteligente NEAR, que então liquidará a negociação e permitirá que o usuário retire seus “novos” ativos pós-negociação.
- DeFi em cadeias de contratos não inteligentes: os contratos inteligentes NEAR podem assinar transações para cadeias de contratos não inteligentes, como Bitcoin, Celestia, Bittensor, XRP Ledger e outros. Isso permite que DEXs, protocolos de empréstimo e outros aplicativos DeFi sejam construídos usando os ativos nativos dessas cadeias, desbloqueando liquidez anteriormente inacessível.
- DeFi cross-chain sem ponte: como os contratos inteligentes NEAR podem custodiar ativos em qualquer rede, os usuários podem construir aplicativos verdadeiramente cross-chain, como RFQs, carteiras de pedidos, AMMs, protocolos de empréstimo e muito mais. Também é possível construir swaps e outros aplicativos sem pontes e camadas de passagem de mensagens, o que significa que novas cadeias e ativos podem ser adicionados no lançamento. Além disso, as assinaturas de cadeia podem ser usadas para construir pontes bidirecionais para cadeias de contratos não inteligentes, usando NEAR como cadeia intermediária.
- Abstração de conta multichain: uma única conta NEAR pode gerenciar qualquer número de contas em qualquer número de cadeias. Isso significa que os usuários podem obter funcionalidades semelhantes ao ERC 4337 (com suporte nativo NEAR) sem implantar novos contratos inteligentes (para que possam usar cadeias de contratos não EVM e não inteligentes) ou precisar atualizar suas contas em cada cadeia individual. As assinaturas de cadeia também permitem que os usuários paguem pelos custos do gás em várias cadeias com USDC, incluindo cadeias não EVM.
- Aplicativos multichain instantâneos no lançamento: graças ao Chain Signatures e ao Multichain Gas Relayer, os desenvolvedores de aplicativos não precisam se comprometer com uma única cadeia quando começam a construir – agora, eles podem tornar muitas cadeias acessíveis aos seus usuários imediatamente após o lançamento e de forma dramática aumentar seu mercado endereçável de usuários.
Avançando na Visão de Abstração de Cadeia
Chain Signatures avança a visão da Abstração de Cadeia do ecossistema NEAR , ou a ideia de que os obstáculos da Web3 devem ser abstraídos das interfaces de usuário por uma questão de simplicidade e acessibilidade. Muitos desses obstáculos surgem em casos de uso de múltiplas cadeias, pois os usuários precisam lidar com longas listas de contas em diferentes cadeias, mover manualmente os ativos entre elas e gerenciar toda a segurança relacionada. Agora, com Chain Signatures, os usuários podem simplesmente criar e proteger uma conta e então começar a fazer transações em qualquer rede no Web3. As assinaturas de cadeia também ajudam os desenvolvedores de dapps a oferecerem melhores experiências multichain aos seus usuários e obter acesso a toda a liquidez disponível em blockchains.
Como observou Illia, “Desde o primeiro dia, o ecossistema NEAR tem se concentrado em simplificar o acesso ao Web3 para desenvolvedores e usuários convencionais. Chain Signatures é o próximo passo nessa jornada, tornando significativamente mais fácil a transação em qualquer blockchain e ao mesmo tempo desfragmentando a liquidez em todo o ecossistema. Isso permitirá que a próxima geração de aplicativos verdadeiramente descentralizados ofereça experiências muito mais poderosas e atenda a todo o mercado de usuários Web3.”
Casos de uso ativos no ecossistema
Vários projetos no ecossistema NEAR já estão sendo construídos com Chain Signatures para apresentar novos padrões de design e experiências aos usuários. Mais informações sobre o ecossistema do provedor de nós, bem como notícias sobre projetos adicionais construídos com Chain Signatures na Web3, chegarão nas próximas semanas.
- SWEAT Economy, um aplicativo descentralizado entre os top 10 mais usado, utiliza Multichain Gas Relayer para permitir que os usuários enviem transações da rede NEAR para BNB e paguem pelo gas em tokens SWEAT ganhos no aplicativo.
- East Blue, uma Camada 2 do Bitcoin, usa assinaturas de cadeia NEAR desenvolver casos de uso de DeFi no Bitcoin que não eram possíveis até agora, fornecendo uma nova maneira de estender o Bitcoin com lógica de contrato inteligente.
- Linear está construindo uma estrutura de múltiplas blockchains com restaking de múltiplos ativos em cima do Eigenlayer, permitindo que ativos não-ETH, incluindo NEAR, sejam depositados em restaking e usados para proteger aplicativos.
- Mintbase, uma plataforma de infraestrutura NFT, permite que titulares de carteiras Mintbase baseadas em NEAR comprem Ethereum NFTs diretamente.
Comece a construir com assinaturas em cadeia
Chain Signatures possibilita uma série de novos casos de uso para desenvolvedores e usuários Web3, abrindo um novo e excitante espaço de design e expandindo o cenário de aplicativos e experiências multichain utilizando Chain Abstraction.
Construtores e desenvolvedores interessados em começar a usar Chain Signatures podem visitar a documentação ou explorar exemplos de código e começar a construir hoje. Projetos que buscam apoio na implementação de Assinaturas em Cadeia podem registrar seu interesse aqui.
Fonte: Chain Signatures Launch to Enable Transactions on Any Blockchain from a NEAR Account – NEAR Protocol