NEAR anuncia testes da fase 2 do Sharding

A Fundação NEAR anunciou que o Grupo de Trabalho de Protocolo lançará testes para a Fase 2 de Sharding esta semana, marcando um marco importante no roteiro de desenvolvimento da rede. A Fase 2 introduz atualizações fundamentais na arquitetura de protocolo central do NEAR, permitindo ainda maior escalabilidade e descentralização para a rede. A quarta edição do Stake Wars, uma iniciativa incentivada de testes comunitários, terá início em 1º de fevereiro.

A visão da NEAR de abstração em cadeia que facilita a ampla adoção de aplicativos descentralizados requer uma camada de blockchain extremamente escalável. Desde o início, a NEAR foi projetado para se adaptar à demanda em direção à adoção convencional. Um benefício principal da nova implementação de sharding será uma melhoria de velocidade de até 10x no já rápido rendimento de transações da NEAR. Sharding é a abordagem exclusiva da NEAR para escalonamento, que particiona a blockchain em vários “fragmentos” paralelos. Combinado com o fato de o NEAR já ter as taxas de transação mais baixas no Web3, esta atualização de sharding posiciona a NEAR na vanguarda da Web3 em termos de desempenho e escalabilidade. A Fase 2 melhora muito a capacidade da rede para o volume de usuários finais e é um marco importante no caminho para o uso da Web3 em escala global.

“A NEAR continua progredindo para trazer infraestrutura de abstração de cadeia que pode ser dimensionada para um bilhão de usuários e além”, disse Illia Polosukhin, cofundador da NEAR Protocol e CEO da NEAR Foundation. “As melhorias de escalabilidade da validação sem estado podem desbloquear experiências de usuário ainda melhores para mais aplicativos de usuário final, sejam dapps multichain estilo DeFi ou aqueles voltados para usuários convencionais.”

A Fase 2 introduz as mudanças mais significativas na NEAR Protocol desde o lançamento da Mainnet em 2020. A maior delas é a implementação da validação sem estado: uma abordagem inovadora para a mudança de estado, ou o processo de atualização do status de todos os dados postados no blockchain. Agora, os validadores NEAR não precisam mais manter o estado de um fragmento localmente e podem recuperar todas as informações necessárias para validar mudanças de estado, ou “testemunha de estado”, da rede.

Com a validação sem estado, a NEAR pode finalmente alcançar a forma mais verdadeira de fragmentação, onde os fragmentos podem funcionar principalmente de forma independente no nível de consenso para melhorar a descentralização e o rendimento, preservando as mais altas garantias de segurança. Um benefício adicional é que os requisitos de hardware para executar a maioria dos nós validadores são drasticamente reduzidos (um número menor de validadores “proponentes de blocos” com hardware especializado validará blocos com estado mantido na memória). Isto também abre caminho para uma maior descentralização da rede, reduzindo a barreira de entrada para se tornar um validador.

“Estamos muito entusiasmados com o potencial de tornar o design da NEAR Protocol à prova de futuro com validação sem estado”, disse Bowen Wang, Diretor de Protocolo da Pagoda. “Do ponto de vista da pesquisa, esperamos que, à medida que a tecnologia de conhecimento zero amadurece, mais protocolos adotem uma abordagem semelhante, onde um conjunto menor de máquinas caras executam transações e produzem provas, enquanto um conjunto maior de validadores valida as provas. Isso permitirá uma segurança mais unificada entre redes e desfragmentará a Web3, avançando um aspecto fundamental da visão de abstração da cadeia.”

A Fase 2 é uma mudança de direção em relação à arquitetura de sharding Nightshade original que a NEAR lançou em 2020, contornando alguns obstáculos fundamentais no design do protocolo em torno da implementação de desafios na ideia inicial da Fase 2, ao mesmo tempo que desbloqueia benefícios adicionais. Outras melhorias de rede na Fase 2 incluem teste na memória, em que os nós validadores podem carregar todo o estado na RAM para maximizar o desempenho. Isso melhorará muito o rendimento das transações graças à minimização do acesso ao armazenamento.

A Fase 2 é a terceira grande atualização do sharding do Protocolo NEAR desde o lançamento da Mainnet em outubro de 2020, mostrando a incrível velocidade de envio da equipe de engenharia do protocolo.

Os usuários NEAR não devem passar por nenhum tempo de inatividade com a transição para a Fase 2 e nenhuma ação especial é necessária por parte dos validadores, além de ajustar as especificações de hardware. Através de dezenas de atualizações de protocolo desde o lançamento da Mainnet, incluindo três atualizações principais,a rede principal  NEAR Protocol teve 100% de tempo de atividade sem interrupção para desenvolvedores e usuários finais.

Na quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024, Stake Wars IV: Attack of the Transactions será lançado para incentivar os testes de batalha da nova arquitetura de sharding. Planejada para acontecer até 31 de março, a última edição do Stake Wars convida os membros da comunidade a testar recursos e gerar tráfego. Para obter mais informações sobre a participação e detalhes técnicos mais detalhados sobre a Fase 2, visite a página no Github Stake Wars.

Com o lançamento da Fase 2, a NEAR se torna uma das únicas redes na Web3 a implementar validação sem estado para melhorar o escalonamento e abre caminho para melhorias adicionais de desempenho e escalabilidade da rede no roteiro futuro. Um artigo técnico com mais detalhes sobre o novo design de fragmentação do NEAR será publicado no final do primeiro trimestre. Espera-se que a Fase 2 seja lançada na NEAR Mainnet em maio de 2024.


Fonte: near.org/blog/phase-2-of-near-sharding-launches

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *