Maiores Projetos envolvendo NFTs na Near

No ano passado, o mundo dos NFTs (Non-Fungible Tokens) se tornou um dos espaços mais ativos e criativos de todo o mundo das criptomoedas. Artistas, desenvolvedores de jogos, músicos, escritores e até atletas e equipes esportivas entraram na ação de cunhar, vender e comprar NFTs.

A ascensão dos NFTs não poderia vir em melhor hora. Com o lançamento em 15 de novembro do protocolo de fragmentação Simple Nightshade da NEAR, as velocidades de transação, volume e segurança da plataforma permitirão que um espaço NFT vibrante cresça no ecossistema NEAR. O fundo de ecossistema global de US$ 800 milhões da NEAR, anunciado em 21 de outubro, e o Grants DAO de US$ 350 milhões da Proximity Labs são essenciais para esse crescimento, pois ajudarão os projetos NFT a criar mercados e experiências NFT novos e exclusivos na NEAR.

Para mostrar como a comunidade NFT da NEAR está usando as velocidades de sharding ultrarrápidas e neutras em carbono do Nightshade, estamos destacando alguns dos principais projetos NFT construídos na Near. Esses projetos NFT mostram o que já está acontecendo agora e o que será possível à medida que os criadores pensarem em novas maneiras de usar esses ativos digitais.

Paras

O marketplace de NFT Paras se inspira na subcultura do mundo real de cartões comerciais. As ofertas de NFT da Paras serão familiares para colecionadores de cartões esportivos, bem como Pokémon e outros cartões comerciais não esportivos.

No Paras, os usuários do NEAR podem criar cartões comerciais digitais de forma rápida e barata para obras de arte, quadrinhos e outros itens colecionáveis. Depois de cunhar NFTs, os criadores podem vendê-los, enquanto os compradores e colecionadores podem adquirir os ativos digitais.

Paras atingiu um volume de negociação de mais de 500 mil NEAR em Janeiro de 2022. A comunidade agora abriga milhares de usuários, todos comprando NFTs exclusivos do mercado diversificado de Paras.

Rahmat “Riqi” Albariqi, fundador da Paras, disse: “Estamos começando a implementar o maior número possível de recursos interessantes em nosso mercado NFT. Nosso objetivo é criar o ambiente mais abrangente, inovador e inclusivo para inspirar criadores e investidores de NFT em todos os lugares.”

https://paras.id/

OP Games

A OP Games está combinando os mundos dos jogos e NFTs em uma plataforma de jogos arcade de Web3 que dá aos jogadores uma participação ativa e propriedade nos títulos que amam. Os desenvolvedores da OP Games projetaram seu arcade em HTML5 para que a comunidade OP Games possa possuir uma fração do jogo, bem como efetivamente “co-possuir” um projeto. Eles estão fazendo isso por meio de NFTs fracionados.

Com esse tipo de propriedade coletiva, a comunidade OP Games verá a valorização do preço da NFT à medida que o jogo cresce e se torna mais bem-sucedido. Além disso, o OP Games DAO (organização autônoma descentralizada) dá aos jogadores opção de opinarem sobre como o jogo evolui ao longo do tempo.

Por exemplo, a comunidade pode pedir aos desenvolvedores de um jogo que criem diferentes níveis, bem como novos ativos no jogo que eles podem comprar, possuir e negociar enquanto jogam. E, ao contrário de outras plataformas de jogos, que bloqueiam colecionáveis ​​digitais em seu próprio ecossistema, a OP Games permite que os usuários tragam conquistas e skins de outros jogos.

Chase Freo, CEO e cofundador da OPGames, disse: “Agora, os desenvolvedores podem captar recursos de NFTs e DAO em um processo contínuo. E, ao mesmo tempo, se o DAO dos jogadores decidir adicionar mais alguns níveis ao jogo ou desenvolvê-lo ainda mais, eles podem simplesmente falar com o desenvolvedor e dizer: ‘Isso é algo que queremos fazer – você pode fazer isso para nós?’ Então o desenvolvedor será pago pelo DAO através do tesouro do jogo porque o jogo não é mais propriedade do desenvolvedor, mas sim do coletivo.”

https://alpha.outplay.games/

Mintbase

Como o Paras, o Mintbase é uma plataforma NFT online, onde os usuários podem cunhar e vender NFTs como obras de arte, música, ingressos e muito mais. Embora o Mintbase seja um marketplace, também é uma plataforma de utilitários NFT, o que significa que oferece aos usuários as ferramentas para criar seus próprios marketplaces ou lojas para vender suas coleções.

Através das velocidades de transação super rápidas da NEAR (100.000 TPS), taxas baixas e grande escalabilidade, a Mintbase já está oferecendo leilões NFT, lojas e um lucrativo sistema de recompensas de royalties. Isso ajudará a otimizar e dimensionar a integração VR do Mintbase ao cunhar NFTs. O músico Kwame “Symbolik” Newman-Bremang, por exemplo, usou a integração VR do Mintbase para criar um videoclipe imersivo em 360 graus para sua música “Happy Lies Version 2”.

A Mintbase já possui mais de 800 lojas NFT, mais de 2300 minters e centenas de contratos inteligentes NFT na plataforma. Os desenvolvedores também estão adicionando o “Openbase”, uma loja aberta para NFTs e outras novas funcionalidades à plataforma para facilitar ainda mais o mint, compra e venda.

Nate Geier, CEO da Mintbase, disse: “Muita coisa está acontecendo na Mintbase. A personalização e a liberdade criativa estão na vanguarda do nosso modelo de negócios para expandir o caso de uso de nossos NFTs. Com a tecnologia e a infraestrutura da NEAR, estamos abrindo as portas para uma monetização e aplicação mais suaves.”

https://www.mintbase.io/

TenK

Enquanto Paras e Mintbase são duas das plataformas NFT mais visíveis no ecossistema NEAR, outro projeto NFT está sob o radar. Pense no TenK como sua plataforma para lançar obras de arte generativas de NFT.

Como uma plataforma de arte generativa de código aberto, a TenK possui ferramentas para trazer uma ampla variedade de obras de arte NFT para a NEAR. Em apenas alguns meses, a equipe já deu vida a vários projetos de arte generativa.

A TenK lançou o NEAR Misfits no final de 2021, a primeira coleção de fotos de perfil criptograficamente completa no NEAR. Em menos de 24 horas as 2000 NFTs esgotaram-se e as coleções viram o piso subir mais de 220% em janeiro. A TenK também forneceu suporte à Near Tiger Academy, “uma coleção de alta classe de 2.000 NFTs gerados por algoritmos” com um fundo de incentivo criando oportunidades para estudantes e professores.

Parte do sucesso da TenK é uma abordagem de marketing para o lançamento de coleções. Além de fornecer às equipes um manual social, a TenK ajuda as equipes a estabelecer parcerias significativas com os dApps do ecossistema NEAR para garantir a utilidade e a longevidade do projeto.

https://twitter.com/TenKBay

DAO Records

Na DAO Records, artistas independentes de qualquer gênero que desejam lançar novas músicas podem fazê-lo cunhando NFTs de áudio. A DAO Records lançou seu primeiro NFT de áudio em fevereiro de 2020, quando Vandal e DJ Lethal Skillz cunharam uma edição de ouro de uma capa colecionável com um arquivo de música WAV. Em maio de 2020, a dupla ultrapassou os limites do áudio NFT com o primeiro NFT de áudio interativo oficial, Mint Tape Vol 1, que eles embalaram com uma fita USB com 25 músicas e 30 obras de arte. Até o momento, a DAO Records lançou mais de 150 NFTs de mais de 100 artistas.

Além do mint de áudio NFT, a DAO Records realizou mais de 50 eventos virtuais desde sua fundação em seu espaço de Criptovoxel conhecido como “The Playground”. O objetivo da DAO Records é construir uma comunidade Metaverse ativa e vibrante para eventos virtuais relacionados à música e arte, tanto no The Playground quanto em outros locais virtuais personalizados.

Os fundadores da DAO Records, Vandal e DJ Lethal Skills, disseram: “Estamos construindo as ferramentas do futuro ecossistema da indústria da música para permitir que os músicos aproveitem o poder da revolução Blockchain“

https://www.daorecords.org/

Satori

Se você é um artista ou outro tipo de criador e precisa de ajuda para descobrir como cunhar NFTs e trazê-los para o mercado, você definitivamente vai querer manter a nova plataforma NFT Satori no seu radar. Atualmente Satori está trabalhando com artistas e músicos de alto nível para construir um ecossistema NFT que todos possam usar para reimaginar a economia dos criadores, provocando o que eles chamam de próximo “renascimento criativo”.

No Satori, artistas, músicos e outros criadores poderão levar seus NFTs diretamente ao público sem intermediários. Em essência, o Satori dará aos criadores todas as ferramentas necessárias para criar seus próprios negócios de NFT e dará aos fãs o trabalho criativo que eles desejam possuir.

Satori espera que sua nova comunidade gere mais de 5 milhões em NFTs no primeiro trimestre de 2022. Com alguns dos melhores artistas e músicos do mundo, Satori espera que os NFTs do ecossistema alcancem um público total de pouco mais de 10 milhões pessoas.

Peter DePaolo, CEO e cofundador do Satori, disse: “Nossa equipe está construindo o Satori com o objetivo de realmente inspirar e capacitar artistas e criadores de NFT em todo o mundo. Permitiremos que eles monetizem e distribuam melhor suas obras de arte, alcançando diretamente seus clientes por meio de nosso mercado, apresentando seu talento à nossa comunidade com gostos luxuosos.”

https://satori.art/

NEAR Misfits

Um projeto de foto de perfil em NFT, NEAR Misfits pretende se tornar o Bored Apes Yacht Club da NEAR. O projeto lançado durante o primeiro NEAR | CON em Lisboa em outubro de 2021.

O que são os NEAR Misfits? De acordo com a história, 10.000 almas corajosas partiram para o vasto desconhecido para explorar o Metaverso – apenas 1.923 sobreviveram. Entre os 1.923 Misfits estão 1.600 Normies, 150 Zombies, 101 Skeletons (“Skellies”), 50 Nearkats e o mais raro de todos, 22 Glitched. Cada coorte tem uma história única, que os desenvolvedores revelarão em breve.

“Esses Misfits fazem parte de uma equipe de Operações Especiais Descentralizadas de todo o mundo e de todas as esferas da vida”, diz a descrição do projeto NEAR Misfits. “Um grupo de humanos enfrentando o desafio de seu tempo, se unindo para construir o Metaverso: desafiar o status quo, ultrapassar os limites do que é possível, construir e contribuir para habilitar a tecnologia. Todos os Misfits são iguais, mas alguns são mais iguais que outros!”

A equipe do NEAR Misfits disse: “Criamos o NEAR Misfits para ser a melhor versão de si mesmo ao entrar no Metaverso NEAR. Acreditamos que a NEAR Misfits tem um futuro empolgante pela frente à medida que a Misfits cresce em uma comunidade ativa de adotantes e contribuidores e à medida que o ecossistema da NEAR cresce – pode haver muito mais pessoas querendo se juntar do que Misfits disponíveis.”

https://nearmisfits.com/

Metamon

“Capture, Evolua, Batalhe!” é o lema do novo jogo Metamon. O jogo se concentra em um universo de “monstros fofos e poderosos” chamados “Metamons” que os jogadores podem capturar, combinar e evoluir para usar dentro do jogo.

Em Metamon, os jogadores capturam ou adotam NFTs de edição limitada de criaturas alienígenas. Ao combinar dois dos mesmos Metamons, os jogadores podem evoluí-los para criaturas ainda mais raras e poderosas. Metamons vivem em um planeta distante, onde corpos cósmicos cheios de formas de vida únicas de toda a galáxia colidiram para formar MetaLand.

“Um mundo de monstros mágicos e poderosos espalhados por todos os ecossistemas de MetaLand”, diz o site do jogo. “Sua missão como Metamon Explorer é capturá-los, treiná-los e evoluí-los para suas melhores e mais raras formas para que você possa lutar contra outros em sua busca para ser o melhor.”

https://www.metamon.app/

Raiz

Um projeto Mintbase, a Raiz, com sede em Lisboa, está usando NFTs para ajudar a financiar fazendas verticais em espaços urbanos subutilizados. A Raiz foi fundada por Emiliano Gutierrez, que acredita que esses espaços urbanos podem ser epicentros para o cultivo e colheita de alimentos para comunidades locais e restaurantes. Como tal, a Raiz é diametralmente oposta ao modelo de negócios da indústria agrícola, que envia alimentos colhidos nos mercados globais.

Os NFTs entram em cena através das artes digitais das plantas que a Raiz disponibiliza. Esses NFTs de plantas estão vinculados a métricas de impacto, como emissões de carbono evitadas e economia de água, que são questões importantes nos mercados agrícolas tradicionais de agricultura industrial.

Com o tempo, a Raiz ligará ainda mais o físico ao digital, transformando sistemas hidropônicos locais em ativos digitais. Esses ativos permitirão que pessoas de todo o mundo tenham maior acesso ao impacto ambiental e local tokenizado. Um objetivo maior é que o modelo Raiz NFT possa ser usado ou pelo menos inspirar outros esforços locais de cultivo de alimentos.

Emiliano Guiterrez, da Raiz, disse: “Na Raiz, acreditamos que outra maneira de cultivar alimentos é possível. Bem-vindo à evolução da agricultura urbana. Nosso objetivo é construir uma rede de fazendas verticais nos centros das cidades do sul da Europa, com um modelo de energia híbrida. Apostando nos princípios da circularidade e sustentabilidade; nossa fazenda vertical é capaz de produzir uma grande variedade de ervas frescas e saborosas.”

https://www.raiz.farm/

Traduzido e adaptado de https://medium.com/nearprotocol/top-nft-projects-building-on-near-d8c4ef172870

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *