21 de novembro de 2022 — Equipe NEAR
Como parte do compromisso da Fundação com a transparência, todas as semanas ela publicará dados para ajudar a comunidade NEAR a entender a saúde do ecossistema. Isso estará no topo do relatório trimestral e dos agora relatórios mensais de financiamento.
Você pode encontrar os relatórios trimestrais aqui.
Você pode encontrar relatórios mensais sobre o financiamento aqui.
Esta semana, a Fundação está se concentrando no estado do staking no ecossistema NEAR.
O estado do staking, na sexta-feira, 18 de novembro de 2022.
No momento da redação, há 469 milhões NEAR apostados, o que equivale a aproximadamente 42% da oferta total ou 56,5% da oferta circulante.
O total de apostas está espalhado por 131 validadores, o que é superior ao número total de validadores do mês passado de 126, um aumento de quatro por cento na descentralização da rede.
O preço do assento – a quantidade de NEAR necessária para ser elegível para staking caiu vertiginosamente. De 100.000 NEAR em outubro para apenas 20.000 NEAR em novembro, isso significa que proteger a rede se tornou mais acessível do que nunca. A Fundação espera que o número de validadores cresça significativamente para aproximadamente 300 até o final deste ano, quando a NEAR Foundation começar a delegar aos participantes vencedores do Stake Wars.
Isso continuará enquanto o protocolo implanta seu roteiro. Em 2023, por exemplo, o número de validadores continuará subindo até um máximo de 400. Você pode ler mais sobre o roteiro aqui.
Distribuição do staking
Dos 131 validadores, oito validadores detêm 33% do saldo total apostado, representando 154 milhões de $NEAR. Um total de 15 validadores detém 50% do saldo total apostado e 116 validadores detêm os outros 50% do total NEAR disponível. Uma participação de 33% é a participação que pode interromper a rede, de acordo com Pikespeak.
Distribuição | Validadores | Em staking |
05-33% | 8 | 154m |
33%-50% | 7 | 74m |
51%-75% | 21 | 124m |
76%-100% | 95 | 116m |
131 | 469m |
Para melhorar a descentralização, a Fundação, juntamente com o ecossistema, continua a melhorar a amplitude e profundidade dos validadores e incentiva ativamente as partes interessadas a delegar a validadores fora do top 15.
Por que os validadores são importantes?
A rede NEAR é descentralizada, o que significa que várias pessoas colaboram para mantê-la segura. Chamamos essas pessoas de validadores.
Para garantir que todas as transações na rede sejam válidas, ou seja, que ninguém esteja tentando roubar dinheiro, os validadores seguem um mecanismo de consenso específico.
Atualmente, existem alguns mecanismos de consenso bem conhecidos para manter um blockchain funcionando corretamente e resistente a ataques. O protocolo NEAR usa uma versão do Proof-of-Stake, particularmente o Thresholded Proof of Stake.
No Proof-of-Stake, os usuários mostram suporte a validadores de rede específicos delegando tokens NEAR a eles. Este processo é conhecido comostaking. A ideia principal é que, se um validador tem uma grande quantidade de tokens delegados é porque a comunidade confia neles.
Os validadores têm duas tarefas principais. A primeira é validar e executar transações, agregando-as nos blocos que formam o blockchain. Seu segundo trabalho é supervisionar outros validadores, garantindo que ninguém produza um bloco inválido ou crie uma cadeia alternativa (por exemplo, com o objetivo de criar um gasto duplo).
Se um validador for pego se comportando mal, ele será “cortado”, o que significa que sua estaca (ou parte dela) será queimada.
Nas redes NEAR, uma tentativa de manipular a cadeia significaria assumir o controle da maioria dos validadores de uma só vez, para que a atividade maliciosa não fosse sinalizada. No entanto, isso exigiria colocar uma grande soma de capital em risco, já que um ataque malsucedido significaria cortar seus tokens apostados.
Por que a descentralização é importante?
O staking não é apenas sobre as recompensas, é a base para a segurança e estabilidade do protocolo NEAR. Para evitar a centralização, divida seu staking entre grupos de staking menores em vez de colocar tudo no maior.
Os membros da comunidade, como o Zavodil Validator, criaram excelentes alternativas para o explorador oficial do NEAR, incorporando metadados dos pools de staking ativos para ajudá-lo a escolher com quais validadores apostar. Além disso, considere entrar no canal #staking em https://near.chat e fazer perguntas!
Esses relatórios serão publicados a cada semana e abrangem diferentes aspectos do ecossistema.
Fonte: https://near.org/blog/near-transparency-report-the-state-of-staking/