Primeiro dia do NEAR APAC: Ampliando a adoção da Web3 na região PAC

Depois de muitos meses de preparação, a conferência inaugural da NEAR APAC começou hoje na cidade de Ho Chi Min, no Vietnã. Realizada em conjunto com a comunidade NEAR Vietnam e a NEAR Foundation, a NEAR APAC está apresentando a vibrante comunidade criptográfica e Web3 em toda a região, bem como o potencial do B.O.S. e Open Web tanto local quanto globalmente.

O dia foi carregado de emoção, atraindo mais de 8.000 participantes de vários cantos da região APAC e de outros lugares. Com líderes de pensamento, inovadores e entusiastas da Web3 convergindo no Vietnã, o primeiro dia da NEAR APAC começou com uma série de discussões fascinantes, insights do setor e especulações sobre o futuro da Open Web com foco na APAC.

Desde discussões sobre crescimento regional e potencial de investimento até como a IA e o blockchain transformarão o futuro do trabalho, aqui está tudo o que aconteceu de forma incrível na NEAR APAC.

Preparando o cenário para NEAR APAC com o Vietnã em foco

O evento começou com foco no sudeste da Ásia, com o diretor da NEAR no Vietnã, Riley Tran, dando as boas-vindas aos participantes e fornecendo contexto sobre o papel crítico da Ásia no desenvolvimento e expansão abrangente da Web3. Tran foi seguido por dois luminares da NEAR, a CEO Marieke Flament e a cofundadora Illia Polosukhin.

“A demografia jovem da Ásia e o rápido crescimento digital, especialmente no Vietnã, posicionam-na como líder no crescimento de criptografia e blockchain”, explicou Riley. “Com mais de 100 milhões de novos utilizadores da Internet em apenas três anos, o impulso da Ásia na Web3 está a acelerar”

Marieke acrescentou que o ecossistema NEAR geral permanece forte, com mais de 29 milhões de carteiras ativas e 650 mil contas ativas diariamente. Ela acrescentou que uma abordagem colaborativa para construir a Web Aberta de amanhã é fundamental para enfrentar desafios sociais e digitais significativos.

“A Web 2.0 de hoje é fechada e isolada, sendo a cultura digital predominante uma dialética tóxica”, expressou Marieke. “Mas o ciclo de valor de uma Web Aberta é imensamente promissor. Já estamos vendo como projetos como KaiKai, SWEAT e Ember Games podem mover o ponteiro na direção certa.”

Ecoando o sentimento de Mariek, Illia enfatizou que não se trata necessariamente de defender um blockchain específico, mas de criar uma camada e interface comuns para a Web Aberta. Isto é precisamente o que o Sistema Operacional Blockchain (B.O.S.) está em processo de alcançar.

“Olhando para o futuro, a tecnologia não é o único foco”, disse Illia. “Trata-se de combinar soluções escaláveis ​​com experiências centradas no usuário, com o B.O.S. tornando-se o ponto de entrada essencial na Web3 para usuários e desenvolvedores.”

O papel da Ásia na adoção convencional e nos obstáculos regulatórios

O impulso para a adoção de blockchain convencional na APAC também esteve em foco no primeiro dia, com o CMO da NEAR Foundation, Jack Collier, liderando um painel de discussão sobre os atuais desafios de adoção e como a APAC pode potencialmente liderar o caminho para superá-los.

“Estou extremamente otimista em relação aos jogos como parte fundamental da adoção em massa”, opinou Don Pham, especialista regional em Web3 do Google Cloud. “O Vietnã é o berço do Axie Infinity, que é apenas o começo do potencial dos jogos blockchain. Casos de uso como NFTs de fidelidade, jogos e música combinados com uma melhor experiência do usuário provavelmente serão o caminho a seguir.

A discussão se aprofundou na importância da experiência do usuário na adoção do blockchain. Marieke reiterou que, embora a tecnologia seja a espinha dorsal, o verdadeiro teste será simplificar a jornada do usuário, o que pode acelerar significativamente a adoção em toda a região da APAC, bem como em todo o mundo.

A regulamentação também esteve em foco com um painel sobre políticas de blockchain e a visão da APAC para governos e associações. Mary Beth Buchanan, membro do conselho da Fundação Cardano, sublinhou a necessidade de clareza regulamentar ao discutir quadros regionais em países como Hong Kong.

“O maior desafio não é necessariamente a regulamentação, mas a falta de clareza”, observou Buchanan. “Se as regulamentações não forem claras, isso fará com que os investidores não queiram investir no espaço. Os construtores ficam hesitantes em construir e os usuários não saberão quais são as regras. Os reguladores precisam reconhecer que clareza é o que todos desejam.”

Destaque para Inteligência Artificial durante as sessões da tarde

O primeiro dia da NEAR APAC dedicou uma parte significativa de sua programação para explorar a intrincada interação entre IA e blockchain, particularmente seu papel na tecnologia futura da APAC e no cenário Web3. Illia subiu ao palco logo após o intervalo para almoço para discutir a Convergência de IA e Web3, mergulhando profundamente no DAO habilitado para IA e no futuro do trabalho assistido por IA.

“Embora tecnologias como ChatGPT tenham encontrado produtos adequados ao mercado, grande parte da IA ​​ainda está isolada e não capacita comunidades e projetos de código aberto”, afirmou Illia. “A Web3 pode operar no meio, com modelos de IA incorporando todos os participantes e fontes de dados. Os DAOs, por exemplo, podem ser co-pilotados pela IA para atingir metas e KPIs de forma mais rápida e eficiente.”

No painel de discussão seguinte intitulado “As funções dos Blockchains em um mundo de IA”, Illia foi acompanhada por vários especialistas em IA e blockchain da região APAC. Um dos membros mais ilustres do painel foi o Dr. Nguyen An Khuong, professor e pesquisador de blockchain da Universidade de Tecnologia de Ho Chi Minh, que forneceu uma perspectiva acadêmica.

“Temos muitos esforços de pesquisa no Vietnã para garantir as aplicações éticas da IA ​​usando blockchain”, comentou o Dr. “Estamos analisando como a transparência e a responsabilidade nas decisões de IA podem ser drasticamente melhoradas com a tecnologia blockchain. Combinar uma IA neutra com um livro-razão público de blockchain poderia melhorar o ecossistema e promover uma adoção mais ampla.”

Illia deixou claro que o cenário potencial da “Skynet” de IA dominando o mundo é principalmente uma projeção do que os humanos poderiam fazer se recebessem poderes de supercomputação. Na realidade, desenvolvimentos como o B.O.S. e as NEAR Tasks ajudarão os humanos no sucesso e na produtividade, com agentes de IA atuando como intermediários para assistência, fornecimento e até criatividade.

O primeiro dia do primeiro NEAR APAC foi um grande sucesso, com esses destaques sendo apenas a ponta do iceberg. A multidão foi presenteada com cosplay de bánh mì e mangá durante o almoço, B.O.S. oficinas de construção e jogos no Builder Stage e uma inspiradora galeria NFT de criadores da APAC.

À medida que o sol se põe em Saigon, a Fundação NEAR não poderia estar mais grata à comunidade criptográfica vietnamita. O impulso continua amanhã com o segundo dia, portanto, fique atento para mais atualizações e insights sobre as tendências emergentes da APAC na Web3, como os jogos blockchain estão decolando na Ásia-Pacífico e os desenvolvimentos locais de DeFi.

Se o primeiro dia servir de indicação, o crescimento, a presença e o desenvolvimento da comunidade NEAR na APAC só continuarão a acelerar até 2023 e além!

Fonte: near.org

Deixe um comentário

Required fields are marked *