Traduzido de: https://twitter.com/ilblackdragon/status/1563531495301455873
Autor: Illia Polosukhin
Eu recebo essa pergunta o tempo todo, então coloco minha resposta em um vídeo!
Aqui está o que faz @NEARProtocol o protocolo mais acessível para desenvolvedores e usuários: simples, escalável, seguro, sustentável.
A NEAR foi projetada para ser dimensionada para um bilhão de usuários, o que exige que o UX e o DevEx sejam simples.
Isso significa começar com @NEARProtocol : os usuários podem se inscrever com métodos de backup no estilo Web2 e adicionar segurança mais forte à medida que agregam mais valor (custódia, hardware, multisig).
Também construímos a NEAR para ser fácil para os desenvolvedores: um engenheiro deve ser capaz de passar da ideia ao protótipo em menos de um dia, o que requer ferramentas excelentes.
Você pode construir na NEAR usando linguagens de codificação familiares como Rust e agora JavaScript.
O modelo de conta NEAR significa que os desenvolvedores podem criar aplicativos e experiências perfeitas que ocultam os aspectos de blockchain (como assinatura de tx e taxas) do usuário – aplicativos totalmente Web3 com a mesma facilidade de integração e fluxos de usuários de hoje Aplicativos Web2.
A rede NEAR também precisa ser segura para atender bilhões. A começar pela segurança do protocolo: a criptografia e o consenso são comprovados e à prova de balas; as implementações são estáveis; e a participação precisa ser suficientemente descentralizada.
A segurança também se aplica aos titulares de contas.
A NEAR precisa manter os usuários seguros com mais modelos de recuperação (2FA, multisig, flexibilidade para viabilizar as melhores práticas para qualquer nível de conforto técnico).
Nunca alcançaremos a adoção geral da Web3 sem opções de segurança progressivas.
Finalmente, escalabilidade – nenhuma máquina pode processar todas as transações para uso em escala de internet. Você tem que paralelizar a computação. O sharding é comum na Web2 e nós o adaptamos para o Web3: uma cadeia para transportar consenso, com armazenamento fragmentado e execução paralela de tx.
A escalabilidade que pode suportar um bilhão de usuários só é viável se for fácil para todos: escalabilidade sem usabilidade não é suficiente.
A fragmentação NEAR (sharding) é totalmente nativa, ao contrário de rollups e L2s.
Não há gerenciamento manual de qual código reside onde. Ele simplesmente funciona.
E @NEARProtocol também é sustentável: a rede é energeticamente eficiente graças ao Proof-of-Stake e as operações de tecnologia e fundação são certificadas como neutras em carbono pela @southpoleglobal.
Estamos investindo em sustentabilidade em todo o ecossistema, com mais novidades em breve.
Por fim, a NEAR tem um ecossistema diversificado e descentralizado com fundos de ecossistema independentes em verticais como DeFi, Gaming, Creators – bem como hubs regionais em todo o mundo, laboratórios de produtos e uma ampla variedade de aplicativos criados para usuários comuns.