Octopus Network – Integrador multichain Web3 na Near

É um projeto em desenvolvimento que visa a integração e interoperabilidade, possibilitando que qualquer blockchain de aplicações específicas se integre com a blockchain Near. 

A Rede Octopus é uma rede criptográfica interoperável multicadeia que emula um polvo. Como os braços de um polvo, cada blockchain específico de aplicativo conectado (appchain) é capacitado com sua própria inteligência e mecanismos de tomada de decisão para se adaptar a ambientes em constante mudança. Quando conectados como um todo, todos os membros se beneficiam de efeitos de rede significativos e economias de escala – criando uma Internet de Blockchains.

A tecnologia principal da Octopus Network é a interoperabilidade mínima de confiança da blockchain, explorada pela Cosmos, NEAR Rainbow Bridge e muitos outros. Com base na interoperabilidade, o Octopus Relay, que é um conjunto de contratos inteligentes executados no blockchain NEAR, fornece “segurança alugada” para appchains e torna o appchain interoperável com o NEAR e outros appchains. Além disso, o appchain pode interoperar com blockchains fora da Octopus Network, seja por meio de pontes na NEAR, como Ethereum via Rainbow bridge.

Assemelhando-se a estrutura da Polkadot a Octopus network acredita que as características de velocidade, acessibilidade e escalabilidade da Near são vantagens para desenvolver a sua rede. Não há limites de blockchains que podem se conectar a Octopus e será possível que cada uma escolha o nível de segurança ainda desfrutando de integração com Near e ethereum ao mesmo tempo.

Comparado ao Cosmos, iniciar um appchain na NEAR é mais fácil porque os validadores não precisam ser inicializados para cada appchain individual.

Por exemplo, no Cosmos, cada appchain deve se proteger com um conjunto de validadores descentralizado e com quantidade suficiente de tokens em stake. 

Comparado a Polkadot, a NEAR oferece às cadeias de aplicativos uma concessão de segurança significativamente mais barata e não tem limite no número de cadeias de aplicativos que podem ser lançadas.

Ao diminuir as despesas de capital para se construir e rodar uma appchain, de vários milhões de dólares para menos de cem mil dólares, a Octopus Network está empenhada em desencadear uma onda de inovação da Web3.0. Além do custo inicial, cada projeto novo se beneficia de toda a cadeia de interoperabilidade Octopus Network conferindo uma maior capacidade de crescimento de base de usuários e propriedade de se conectar a vários ecossistemas diferentes.

Entre os projetos que já estão utilizando da infraestrutura da Octopus Network estão DEIP Protocol, DeBio.

A tecnologia de “segurança alugada” se deve ao fato de cada appchain construída sob a Octopus se beneficia da sua segurança, da sua infraestrutura não sendo necessário a cada projeto desenvolver sua segurança interna.Qualquer pessoa pode fornecer segurança a um appchain fazendo staking do token $OCT no Octopus Relay. Por esse mecanismo, a segurança do appchain é garantida economicamente pelo staking de $OCT no Octopus Relay.

Para simplificar, a NEAR foi escolhida pela Octopus sobre Polkadot e Cosmos porque é simplesmente mais econômico, escalável, fácil de usar e interoperável com redes como Ethereum do que qualquer outra solução L1 existente.

Siga a Near Protocol Brasil
Twitter | Instagram

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *