O que é  Blockchain

Blockchain significa uma corrente de blocos. É um banco de dados compartilhado onde ficam registradas todas as transações como: a quantidade de criptomoedas enviadas, data, horário e o endereço da carteira de onde veio e para onde foi.

É como um livro razão contábil descentralizado, registrado em vários computadores ao redor de todo o mundo para garantir mais segurança.

A diferença para um banco de dados normal é justamente por ele ficar espalhado em vários computadores de diferentes usuários e não centralizado em um indivíduo ou empresa.

Cada transação e cada informação está ligada a outra, por isso formando a cadeia de dados ou blockchain onde não é possível alterar ou burlar uma transação, trazendo segurança para guardar informações e transferir valores pois cada registro é eterno.

Os participantes, chamados de validadores, possuem os nós da rede e eles são controladores e auditores de toda a blockchain.

Cada um possui uma cópia em seu computado, todos conectados entre si e trabalhando juntos para validar as transações.

Como funciona a Blockchain?

Ao enviar uma criptomoeda,um bitcoin por exemplo, cada máquina da rede fica com uma cópia e em tempo real dessa transação, se ela for aprovada é adicionada a uma cadeia de blocos e então o bitcoin será transferido para o endereço de destino. O bloco será selado ao ficar cheio de transações e receberá um endereço chamado Hash. Cada bloco possui sua hash e também do anterior, criando uma cadeia de blocos. 

Esse processo todo é validado pelos mineradores, que então são remunerados em Bitcoin (no caso da transação em Bitcoin na sua blockchain) pelo serviço prestado de deixar seus computadores ligados à rede e manter tudo em ordem.

As pessoas aqui ficam com a dúvida de porque o Bitcoin tem valor, todo esse sistema então pode ter um valor intrínseco devido a segurança que proporciona aos usuários e a confiança na rede blockchain Por isso os mineradores recebem incentivo para manterem tudo em ordem. Eles têm gastos com energia, com compra dos equipamentos e com o espaço para as máquinas.

Essa descrição anterior é de blockchain PoW, ou Proof-of-Work, traduzido como “Prova de Trabalho”. Outras blockchains como da Near possui o sistema PoS (Proof-of-Stake) ou “Prova de Participação” onde os validadores apenas possuem tokens nativos da rede bloqueados em staking para garantir a segurança da rede e a validar as transações.

Deixe um comentário

Required fields are marked *