O NEAR Digital Collective (NDC) é um projeto ambicioso que reúne usuários, projetos, partes interessadas e parceiros do ecossistema NEAR para criar uma maneira radicalmente nova de se governar. O NDC não é uma entidade, ou DAO, é uma estrutura de autogovernança.
Para atingir esse objetivo, o NDC está em uma jornada para criar um modelo de governança que permita atender às necessidades da comunidade. Como resultado, a governança passará por várias iterações conforme o projeto cresce e as necessidades do ecossistema mudam.
A base dessa governança é a Constituição da NDC. Uma constituição é, em sua forma mais simples, uma coleção de princípios fundamentais pelos quais uma organização ou entidade concorda em trabalhar. Pense nisso como um livro de regras, e nesse livro de regras estão as descrições das principais instituições que compõem esta organização e a relação entre elas.
Abaixo, vamos explorar um dos primeiros rascunhos da Constituição da NDC.
No momento, isso não é imutável, mas mostra a direção que o NDC espera seguir assim que a constituição estiver finalizada e ativa.
Princípios básicos da NDC
Os princípios básicos formam a pedra angular do compromisso do NDC com a comunidade. A governança do NDC que você vê abaixo é um termo genérico para as pessoas que trabalham para dar vida ao NDC.
Livre de Censura – A governança da NDC não deve infringir os direitos individuais ou coletivos relativos à liberdade de expressão ou participação.
Não infração — A governança da NDC não deve infringir os interesses, decisões e escolhas de governança de dApps, protocolos e trabalhos criativos construídos e operando no ecossistema NEAR.
Não Parcialidade — Governança da NDC Não deve exibir vantagem injusta, tratamento preferencial, influência indevida ou parcialidade a qualquer projeto, entidade ou grupo específico (“nós”).
Primeiro Ecossistema — NDC Governance é priorizar o sucesso do ecossistema NEAR acima do interesse de qualquer indivíduo. O Ecossistema NEAR é um coletivo e, como tal, é sempre tratado como mais importante do que qualquer pessoa, independentemente de sua influência.
Declaração de Conflito de Interesses— Qualquer indivíduo ou membro que participe do NDC Governança do NDC deve divulgar conflitos de interesse relevantes, ao anunciar sua candidatura a um cargo em um órgão de governança e antes de assumir seu cargo na estrutura de governança.
Tomada de decisão transparente — A transparência é a chave para estabelecer a confiança entre todas as partes interessadas e, como tal, o órgão de Governação compromete-se a uma abordagem colaborativa e transparente em todas as decisões de governação, de modo a gerar responsabilização e fomentar a confiança.
As principais partes do NDC
Abaixo estão as quatro partes principais da Constituição da NDC.
NEAR Digital Collective (“NDC”)
A NDC refere-se à estrutura de governança que cuida do Tesouro Comunitário. Essa estrutura foi projetada para garantir que a alocação de fundos e o orçamento para o desenvolvimento do ecossistema sejam feitos de maneira aberta, transparente e segura.
Na primeira versão do NDC, as decisões são delegadas e gerenciadas por três instituições distintas:
- Uma Casa de Mérito — é composto por 15 integrantes do ecossistema encarregados de aprovar propostas de implantação do tesouro.
- Um Conselho de Assessores — trata-se de um órgão fiscalizador formado por membros da comunidade que tem poder de veto em propostas que tramitam na Câmara de Mérito.
- Comissão de Transparência — A Comissão é encarregada de garantir a integridade de todas as casas e garantir que os fundos sejam alocados para os fins declarados.
Governança NDC
A Governança da NDC é um órgão eleito designado para governar o Tesouro da Comunidade. Os membros do Órgão de Governança são eleitos pelo Órgão de Votação.
Corpo de votação
O Voting Body é toda conta NEAR designada como conta de votação, que é qualquer carteira que tenha participado de uma votação.
Tesouro Comunitário
O Tesouro Comunitário existe para conceder doações e outros desembolsos em estrita conformidade com a direção estratégica definida pelo Órgão de Governança.
Como são feitas as mudanças na Constituição?
A Constituição é um documento vivo. Isso significa que ele se adaptará e mudará de acordo com as necessidades da comunidade. Mas, para atender a essas necessidades, é necessário um processo pelo qual a mudança possa ocorrer.
Existem duas maneiras principais pelas quais as emendas podem ser enviadas:
- Uma proposta é elaborada pela Casa do Mérito, e passa pelo Conselho de Assessores para avaliação.
- Uma proposta é apresentada pelo corpo votante e é votada por mais de 50% do corpo votante a favor das mudanças.
Mudanças formais são então feitas no próximo Congresso.
Isto é apenas o começo
Como mencionamos no início desta exploração da Constituição, é aqui que estamos agora em termos de criação dessa base de como as coisas irão progredir.
A Constituição adaptar-se-á no tempo às necessidades da Comunidade, como e quando for necessário.
Para ler a versão completa da Constituição, você pode encontrá-lo aqui.
Sobre NDC
O NDC, originalmente proposto pelo cofundador do NEAR, Illia Polosukhin, é agora um movimento independente liderado pela Comunidade NEAR. Seu objetivo é estabelecer um modelo de tesouraria e governança da comunidade que permita ao ecossistema tomar decisões coletivamente sobre tudo, desde iniciativas de financiamento até a eleição de representantes.
O objetivo da NDC é administrar o NEAR para se tornar uma rede verdadeiramente descentralizada que pode se auto-organizar e se autogovernar.
Siga o NDC
Fonte: https://medium.com/near-digital-collective/what-is-the-near-constitution-e45e781aedb