A NEAR Foundation, em parceria com a D3, um provedor líder de infraestrutura digital especializado em domínios, está se inscrevendo para obter o domínio de primeiro nível (TLD) ‘.near’ durante a próxima janela de inscrição da ICANN. A colaboração integrará as identidades digitais interoperáveis da D3 no ecossistema NEAR, aumentando a utilidade para usuários e desenvolvedores.
A integração de domínios da web e do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) existente apresenta uma oportunidade significativa para promover a adoção generalizada da web aberta. Com mais 356 milhões de domínios atualmente usando o DNS e mais de 5,3 bilhões de usuários de internet em todo o mundo, domínios descentralizados e interoperáveis podem ser um divisor de águas.
O objetivo é catalisar a adoção generalizada, estendendo o alcance do NEAR além da comunidade blockchain para incluir a infraestrutura mais ampla da Internet. A parceria entre NEAR e D3 destaca a importância da interoperabilidade para alcançar a adoção generalizada da web aberta, oferecendo aos usuários e desenvolvedores maior utilidade e uma definição de identidade mais ampla.
Os usuários poderão usar um único domínio para diversas funções, como site, endereço de e-mail ou endereço de carteira, e também servirão credenciais verificadas dentro do ecossistema NEAR.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a D3 para proteger o domínio de nível superior .near e estender o poder das contas NEAR em toda a Internet. À medida que a funcionalidade das contas NEAR se expande com a Chain Abstraction, combinar a identidade Web3 com a infraestrutura de Internet existente ajudará a impulsionar a adoção convencional”, disse Illia Polosukhin, cofundadora do protocolo NEAR e diretora executiva da Fundação NEAR.
Mesclando domínios e identidades para uma web aberta e acessível
As tecnologias com patente pendente da D3 permitem que as identidades digitais da Web3 sejam interoperáveis com a Internet, usando o DNS como base. Por meio dessas identidades digitais interoperáveis e legíveis por humanos – ou seja, alice.near – os usuários podem usar um único domínio como site, e-mail ou endereço de carteira. Isso também abre o potencial para nomes de usuário multiplataforma por meio de credenciais verificadas.
Para o ecossistema NEAR, isto significa uma utilidade mais ampla para desenvolvedores e projetos construídos na web aberta, usando identidades que são interoperáveis entre a Internet Web2 tradicional e uma web aberta descentralizada. À medida que o D3 ajuda a expandir a funcionalidade das contas NEAR, juntamente com a Chain Abstraction, ele potencialmente abre caminho para uma adoção mais ampla do Web3 convencional.
“Para que a Web3 acelere o seu crescimento, será necessária interoperabilidade com a infra-estrutura de Internet existente”, afirma Fred Hsu, CEO da D3. “Temos o prazer de dar as boas-vindas à NEAR em nossa jornada para redefinir a identidade digital, ao mesmo tempo que oferecemos aos usuários e projetos da NEAR mais utilidade ao trazer a ‘web’ para a Web3.”
Trazendo inovação de identidade para o ecossistema NEAR
A colaboração com a D3 para unir a Internet tradicional e a Web aberta usando domínios poderia levar a uma série de casos de uso inovadores no NEAR, de NFTs a SocialFi. Além disso, a missão da D3 de integrar a Internet tradicional e a Web3 para utilidade, segurança e acesso universal se encaixa na iniciativa de abstração em cadeia do ecossistema NEAR. Tornar as experiências Web3 familiares e suaves, ao mesmo tempo que abstrai os obstáculos do blockchain dos usuários finais, melhorará a usabilidade de aplicativos descentralizados para os principais consumidores da Internet.
Fonte: near.org/blog/near-protocol-partners-with-d3-to-apply-for-near-top-level-domain