A NEAR Foundation tem o prazer de anunciar que se inscreveu na Ethereum Climate Platform. A Fundação trabalhou para tornar o protocolo NEAR e a web aberta sustentáveis desde o início, e essa mudança é uma grande demonstração desse compromisso contínuo com a sustentabilidade da Web3.
O anúncio também ilustra os esforços da NEAR Foundation em trabalhar em colaboração com líderes reconhecidos globalmente para minimizar o impacto ambiental do desenvolvimento Web3.
Ethereum Climate Platform: acelerando o financiamento climático em grande escala
Na COP27, a ConsenSys e a empresa de tecnologia climática Allinfra convocaram e anunciaram a Ethereum Climate Alliance. Um grupo de empresas de tecnologia, a ECA está alinhada em torno da missão de acelerar a descarbonização e dimensionar a ação climática. Ela consegue isso implantando a melhor tecnologia da categoria e financiando o desenvolvimento de ativos ambientais digitais projetados para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e gerar impacto ambiental e social positivo no futuro.
Inspirada pela Ethereum Merge, a ECA está lançando a Ethereum Climate Platform (ECP) — uma iniciativa projetada para construir de forma colaborativa uma plataforma de tecnologia baseada em blockchain que envolverá uma comunidade descentralizada para acelerar o financiamento climático em escala. O ECP está empenhado em corrigir e neutralizar a pegada de carbono histórica baseada no Ethereum, que remonta ao lançamento da rede em 2015, bem como acelerar as próprias estratégias de descarbonização dos parceiros de lançamento.
NEAR como modelo de sustentabilidade para ECP e além
Ao ingressar na ECP, a NEAR Foundation deixa clara sua intenção de atuar como um modelo de sustentabilidade para a comunidade tecnológica e empresarial mais ampla.
O coletivo inclui uma lista ainda crescente de partes interessadas proeminentes dos ecossistemas Web3, incluindo Laser Digital (Nomura), Microsoft, Polygon, The Climate Collective, Celo, Aave, Filecoin e UPC Capital Ventures. Além do ecossistema da web aberta, o ECP também inclui líderes da sociedade civil comprometidos em mitigar as mudanças climáticas causadas pelo homem.
A gestão ambiental da NEAR Foundation é parte integrante de seu ethos. Desde o início, a NEAR se concentrou em uma alternativa computacional ao PoW.
Nesse sistema, conhecido como Proof-of-Stake (PoS), não há mineradores. Em vez disso, os validadores apostam uma determinada quantia de token para permitir que eles participem. Os blockchains PoS incentivam as comunidades a possuir e controlar a rede. Só então eles podem validar blocos e coletar um prêmio de bloco. Funcionalmente, o PoS da NEAR, chamado Nightshade, permite que a plataforma realize sua ambição de ser simples, escalável e segura.
NEAR sustentabilidade um pilar para a adoção em massa da Web3
Desde o início, a NEAR Foundation tem se dedicado a trazer um bilhão de usuários para uma web mais aberta, disse a CEO da NEAR Foundation, Marieke Flament.
“Reconhecemos desde o início que a sustentabilidade seria a pedra angular de nossa abordagem para facilitar a ampla adoção de tecnologias Web3”, acrescentou Flament. “Ao nos alinharmos com a Ethereum Climate Platform e implementarmos nosso Blockchain Operating System (BOS), não estamos apenas aprimorando a experiência do usuário – estamos criando uma mudança de paradigma na indústria de blockchain que respeita e suporta nosso ambiente global.”
Em um nível social e ecológico, a abordagem de fragmentação Nightshade da NEAR permite que a NEAR Foundation cumpra seu compromisso de neutralidade de carbono. Em 2021, o Protocolo NEAR recebeu o prêmio Rótulo de Produto Climaticamente Neutro, e seus desenvolvedores têm liderado o avanço nesta era de extraordinária eficiência energética, criando uma infraestrutura ultrarrápida, notavelmente segura e capaz de acomodar milhões de usuários Web3.
O protocolo NEAR conseguiu isso depois de recrutar a South Pole, uma fornecedora de soluções climáticas reconhecida globalmente com sede em Zurique, na Suíça, para avaliar a pegada de carbono da NEAR, encontrar maneiras de reduzi-la e contrabalançar as emissões restantes com iniciativas de compensação de CO2. A avaliação revelou que o protocolo NEAR era mais de 200.000 vezes mais eficiente em termos de carbono do que o Bitcoin, principalmente devido à adoção de PoS em vez de PoW.
Os projetos de reflorestamento compensam o impacto ambiental mínimo do NEAR, tornando o NEAR Blockchain neutro em carbono. A realização de transações no NEAR contribui para iniciativas de plantio de árvores na Colômbia, Zimbábue e Estados Unidos por meio de projetos de compensação de carbono.
“Ter a NEAR Foundation a bordo desse empreendimento fortalece significativamente nossa missão conjunta”, disse Bill Kentrup, Diretor Executivo da ECA. “Através de um esforço coletivo persistente, podemos trazer ao mercado ferramentas de financiamento climático que irão acelerar o capital em ativos alinhados ao clima e, por sua vez, mitigar significativamente os gases de efeito estufa.”
“Como pioneiros no espaço Web3, sua participação é inestimável”, disse Kentrup, “e estamos sinceramente entusiasmados com o potencial que essa parceria tem para o futuro”.
Fonte: near.org