Nightshade 2.0, o mais recente avanço no roteiro de sharding do Protocolo NEAR, já está ao vivo na Mainnet. Esta atualização introduz a validação stateless e melhora a escalabilidade, o desempenho e a descentralização do protocolo. Nightshade 2.0 é um marco importante para a rede NEAR, representando a maior mudança no protocolo desde o lançamento da mainnet em outubro de 2020.
Introduzindo a Validação Stateless
A introdução da validação stateless na arquitetura de sharding do Protocolo NEAR melhora o desempenho de shard único, além de adicionar capacidade para mais shards na rede. A atualização ocorre ao vivo, sem impactar os usuários e aplicativos da mainnet. Atualmente com seis shards, a NEAR pretende ter dez shards até o final de 2024.
A validação stateless é uma abordagem inovadora para validar a transição de estado, ou o processo de atualização do status de todos os dados postados no blockchain. O sharding é a abordagem única da NEAR para escalabilidade, que divide o blockchain em múltiplos “shards” paralelos. Com o sharding Nightshade, tanto o estado quanto o processamento são divididos entre os shards. Agora, os validadores NEAR não precisam mais manter o estado de um shard localmente e podem recuperar todas as informações necessárias para validar mudanças de estado, ou “testemunhas de estado,” da rede. A validação stateless foi originalmente proposta por Vitalik Buterin em 2017, e a NEAR é uma das únicas redes blockchain a implementar essa abordagem.
Desempenho e Escalabilidade Ainda Maiores
No Nightshade 2.0, os validadores não precisam mais rastrear todos os shards e há requisitos e custos de hardware mais baixos para operar um validador, potencialmente permitindo que mais validadores entrem no ecossistema — o que descentralizará ainda mais a rede e aumentará sua segurança ao longo do tempo.
“Nightshade 2.0 é uma reformulação fundamental do sharding da NEAR e é um marco importante no roteiro de desenvolvimento da NEAR que aumentará muito a eficiência e a escalabilidade da NEAR,” disse Bowen Wang, Chefe de Protocolo na NEAR One. “Em particular, a nova implementação de sharding abre caminho para aumentar significativamente a já rápida taxa de transações da NEAR. Também reduz substancialmente o custo de operar validadores, baixando a barreira de entrada para mais pessoas se tornarem validadores, o que melhorará a descentralização da rede. Essas atualizações de desempenho e escalabilidade garantirão que a NEAR permaneça rápida, econômica e eficiente, mesmo com milhões de novos usuários.”
“Nightshade 2.0 resolve o problema fundamental de gargalo na maioria dos L1s sobre como escalar preservando tanto a usabilidade quanto a segurança,” disse Illia Polosukhin, Co-Fundador do Protocolo NEAR e CEO da NEAR Foundation. “Ao melhorar o desempenho de cada shard e adicionar mais shards, ao mesmo tempo em que descentraliza ainda mais a rede, a NEAR estabelece mais um novo padrão técnico com essa atualização. Com o Nightshade 2.0, o sharding da NEAR agora permite que a rede suporte centenas de milhões de usuários com alto desempenho e velocidades em aplicativos de consumo, modularidade, Abstração de Chain, DeFi e IA Possuída por Usuários.”
O que Vem a Seguir para o Sharding da NEAR?
Como o Nightshade 2.0 se encaixa no roteiro de sharding a longo prazo para o Protocolo NEAR? O Nightshade 2.0 é uma mudança de direção em relação à arquitetura original de sharding Nightshade com a qual a NEAR foi lançada em 2020, contornando alguns obstáculos fundamentais no design do protocolo em torno da implementação de desafios na ideia inicial da Fase 2, ao mesmo tempo desbloqueando benefícios adicionais.
A partir daqui, o foco para o restante de 2024 será fazer mais melhorias de desempenho e otimizações além das desbloqueadas pelo Nightshade 2.0. Isso inclui a introdução de um novo método de resharing, redução dos custos de gas para operações de armazenamento e otimização do tamanho das testemunhas de estado. A partir do início de 2025, começará o planejamento para a próxima fase de escalabilidade e sharding da NEAR, incluindo o resharing dinâmico, o santo graal do sharding, onde a rede ajusta dinamicamente o número de shards com base na carga. A equipe da Near One compartilhará uma atualização mais detalhada do roteiro nos próximos dias.
Para mais informações sobre o Nightshade 2.0, assista à Série Whiteboard de Bowen Wang e Illia Polosukhin, que explora o Protocolo NEAR. Para detalhes técnicos profundos sobre como o sharding e a validação stateless da NEAR funcionam, leia o whitepaper do Nightshade 2.0.