Mais um passo em direção à Abstração de Cadeias: a Aurora desenvolveu o Bitcoin Light Client e o serviço de relayer para possibilitar a interação perfeita entre a Rede Bitcoin e o Protocolo NEAR, abrindo as portas para novos casos de uso no DeFi.
A Visão
Desde 2018, o Protocolo NEAR tem a missão de simplificar o Web3 ao abstrair a tecnologia blockchain dos usuários e trazer interoperabilidade para um cenário Web3 cada vez mais fragmentado.
O lançamento do Bitcoin Light Client é um passo crucial para alcançar a Abstração de Cadeias e uma experiência verdadeiramente unificada no Web3. Com este lançamento, NEAR e Aurora estão tornando as interações com a rede Bitcoin sem esforço, abrindo caminho para novos desenvolvimentos empolgantes. Esses incluem o lançamento da Satoshi Bridge, que permite depósitos diretos de BTC no NEAR e interação com seus dApps, aproveitando o Protocolo NEAR, integrando Rune e Ordinals, e muitos outros casos de uso no DeFi no futuro. Outro adotante inicial do BTC Light Client é o Allstake. Ele utiliza o light client como parte de sua solução nativa de staking de BTC para segurança compartilhada; a funcionalidade está prevista para entrar em operação em 6 a 8 semanas.
O Papel da Aurora
A Aurora Labs tem estado ao lado do NEAR desde o início, apoiando sua missão de capacitar os desenvolvedores a criar aplicações à prova de futuro que possam escalar para bilhões de usuários em todas as blockchains. Com o lançamento do Bitcoin Light Client, não foi diferente.
Para integrar o Bitcoin no NEAR, a Aurora desenvolveu o Bitcoin Light Client e um serviço de relayer. O light client, funcionando como um contrato inteligente na rede NEAR, pode verificar transações de Bitcoin. O relayer mantém este contrato inteligente sincronizado com a rede Bitcoin, garantindo que a rede NEAR esteja sempre atualizada com as transações de Bitcoin. Esta é a configuração que forma a espinha dorsal de uma futura Ponte Bitcoin, permitindo transferências suaves e validações de transações de Bitcoin dentro do ecossistema NEAR.
Componentes Principais
Bitcoin Light Client: O light client permite que os dApps no NEAR verifiquem transações de Bitcoin. Este é um bloco de construção crucial para criar uma ponte Bitcoin no NEAR, fornecendo uma maneira segura de rastrear transações de Bitcoin.
Serviço de Relayer: O serviço de relayer garante que o light client permaneça sincronizado com a rede Bitcoin. Ele atua como uma ponte, atualizando continuamente o contrato inteligente no NEAR com as últimas transações de Bitcoin.
Assinaturas de Cadeia: Junto com o light client, o NEAR está lançando um serviço de assinaturas de cadeia. Este serviço permitirá a criação de pontes nativas de Bitcoin ao permitir a transferência de Bitcoin para e a partir da rede NEAR, aumentando ainda mais a interoperabilidade com a Rede Bitcoin e abrindo novos casos de uso empolgantes.
O que Vem a Seguir?
Com o lançamento do Bitcoin Light Client, estabelecemos as bases para que os desenvolvedores criem aplicações financeiras avançadas, processadores de pagamento e muito mais, aproveitando as forças combinadas do Bitcoin, NEAR e Aurora. Após iniciar seu desenvolvimento inicial, agora estamos transferindo o projeto para o NEAR One, o centro de pesquisa e desenvolvimento da infraestrutura do NEAR, para garantir seu crescimento e progresso contínuos.
Estamos empolgados para ver como o Bitcoin Light Client moldará os ecossistemas NEAR e Aurora, impulsionando projetos inovadores de DeFi e criando um futuro onde as transações de Bitcoin se integrem perfeitamente a uma ampla gama de dApps e Cadeias Virtuais do NEAR. Explore o GitHub do Bitcoin Light Client e comece a construir hoje mesmo!
Fonte: https://aurora.dev/blog/aurora-brings-bitcoin-to-near