Chain Signatures é lançado na Mainnet:


Hoje marca o lançamento oficial da Mainnet do Chain Signatures, uma solução revolucionária de Abstração de Cadeia construída na NEAR. Com a fase de testnet e auditoria de segurança agora concluídas, os desenvolvedores podem aproveitar totalmente as capacidades únicas de omnichain do Chain Signatures para seus dApps na Mainnet. Os Degens e os usuários finais agora podem desfrutar de uma experiência de usuário (UX) totalmente abstrata em cadeia na primeira série de produtos Chain Signatures já disponíveis na mainnet.

O Chain Signatures utiliza uma rede descentralizada de computação multipartidária (MPC) que permite que contas NEAR assinem transações em qualquer protocolo de blockchain. Chain Signatures é a única solução MPC onde smart contracts podem assinar transações em qualquer cadeia e para qualquer número de contas. Isso ocorre porque as contas são contratos inteligentes por padrão no modelo único de conta NEAR.

O Chain Signatures reduz o trabalho de desenvolvimento de dApps multichain para uma única camada: um contrato inteligente na NEAR que pode se comunicar com todas as outras cadeias. Desta forma, o Chain Signatures abstrai a complexidade e o incômodo dos dApps multichain, tanto para desenvolvedores quanto para usuários, e abre um espaço de design inteiramente novo de aplicativos e interfaces de usuário para o Web3. Além disso, enquanto as pontes existentes ou protocolos de mensagens cross-chain não conseguem suportar todas as cadeias ou escalar rapidamente, o Chain Signatures pode suportar todas as blockchains sem integração nativa, seja Ethereum, Bitcoin, o ecossistema Cosmos ou (em breve) Solana.

Cinco aplicativos com mais de 6 milhões de usuários ativos entre eles já estão usando o Chain Signatures Mainnet desde o lançamento, com mais de quinze projetos em desenvolvimento ativo. Em breve haverá um ecossistema completo de produtos Chain Signatures neste novo espaço de design, abrangendo carteiras, DEXs, empréstimos, bots de negociação, pontes e muito mais.

  • Sweat Wallet: 2,5 milhões de usuários ativos do Sweat Wallet (na NEAR) podem transferir ativos para e de qualquer cadeia, começando com BNB e Base, enquanto pagam pelo gás em $SWEAT.
  • Allstake: Allstake já está ao vivo na Fase 0 com lançamento na mainnet na NEAR, Solana e Ethereum, suportando os principais protocolos LST e LRT, como LiNEAR Protocol, MetaPool, Marinade, Jito, Renzo e EtherFi.
  • HERE Wallet: Carteira móvel, web e Telegram que suporta transações em qualquer cadeia. Confira esta demonstração do Hot Protocol (by Here Wallet) aqui.
  • Bitte Wallet: Carteiras Passkey para qualquer cadeia, incluindo Bitcoin. Conecte-se a todos os aplicativos Ethereum com Bitte Wallet usando WalletConnect. Assista a uma demonstração de como o Bitte Wallet está usando Chain Signatures aqui.
  • Defuse: DEX de spot verdadeiramente multichain. Negocie entre quaisquer ativos em qualquer cadeia em segundos. Veja como o NEAR Chain Signatures está transformando o DeFi nesta demonstração.

Kendall Cole da Proximity Labs – um contribuinte para o Chain Signatures – disse: “Chain Signatures é fundamental para substituir o cenário fragmentado do Web3 por uma única camada de usuário e desenvolvedor que aborda os desafios atuais de interoperabilidade. Essa inovação simplifica a experiência do usuário, permite DeFi para blockchains como Bitcoin, que tradicionalmente não suportam smart contracts, e capacita os desenvolvedores a suportar todas as cadeias de forma transparente. Ao eliminar a necessidade de pontes, o Chain Signatures pode expandir significativamente a liquidez e a utilidade dos ativos em várias blockchains. Estamos empolgados em ver a Abstração de Cadeia em ação, transformando como os usuários e desenvolvedores interagem com as finanças descentralizadas e tornando-as mais acessíveis.”

Outra camada importante do stack Chain Signatures é o Relayer de Gás Multichain. Em vez de forçar os usuários a adquirir um token de gás separado toda vez que transacionam em uma nova cadeia, o Relayer de Gás Multichain realiza o pagamento do gás na cadeia de destino, em nome do usuário. O usuário só precisa pagar o valor equivalente em um ativo que já possui, seja NEAR ou outros tokens fungíveis nativos da NEAR (como USDC ou USDT). O poder do Chain Signatures, juntamente com a abstração de gás do Relayer de Gás Multichain, oferece uma experiência de usuário simplificada, como exemplificado pelos principais dApps como Sweat Wallet.

Illia Polosukhin, cofundador do Near Protocol e CEO da NEAR Foundation, acrescentou: “Chain Signatures é uma inovação revolucionária que traz a Abstração de Cadeia à vida. Antes tínhamos liquidez fragmentada no DeFi, agora haverá uma única camada DeFi para todas as cadeias. Não há mais necessidade de dezenas de carteiras e endereços, ponte manual e pagamento de taxas de gás em todos os tokens. Em vez disso, todo o DeFi está acessível de onde os usuários já estão. Tudo isso é possível porque os contratos inteligentes agora podem assinar transações para qualquer blockchain, até mesmo Bitcoin. Isso abre um novo espaço de design para aplicativos financeiros no Web3, beneficiando os degens e também abrindo caminho para novas bases de usuários.”

No lançamento da mainnet, a rede MPC do Chain Signatures é protegida por oito validadores de renome: Pagoda, Luganodes, The Lifted Initiative, InfStones, Staking4All, Node.Monster, Black Sand Technologies e Aurora. A auditoria inicial do protocolo Chain Signatures foi realizada pela Kudelski, cujo relatório final será publicado em breve no GitHub do Chain Signatures.

O roteiro de desenvolvimento do Chain Signatures inclui a adição de suporte a EDDSA antes do final do ano, aumento da taxa de transferência e aumento do número de nós. No lançamento da mainnet, o Chain Signatures suporta todos os protocolos de blockchain baseados na curva elíptica ECDSA, que inclui a maioria das cadeias, como Ethereum, Bitcoin, Dogecoin e, recentemente, NEAR. Com o suporte adicional para a curva elíptica EDDSA (por exemplo, Solana, TON), o Chain Signatures poderá assinar transações em todas as blockchains conhecidas até o quarto trimestre de 2024. Até o final do ano, o Chain Signatures buscará aumentar a taxa de transferência para até 300 transações/segundo para corresponder à capacidade fragmentada da NEAR. Finalmente, o número de validadores na rede aumentará gradualmente ao longo do tempo com o objetivo de alcançar mais de 40 nós altamente independentes, dos quais 27 seriam necessários para uma única assinatura.

Para todos os construtores de aplicativos no Web3 que desejam construir experiências multichain desde o primeiro dia, explore esses recursos e comece a construir:

Todos os recursos acima e mais podem ser encontrados na página principal do Chain Signatures: https://near.org/chain-abstraction.


Fonte: Chain Signatures Mainnet Launches: Smart Contracts Can Sign Transactions on Any Blockchain – NEAR Protocol

Deixe um comentário

Required fields are marked *