NEAR está crescendo rapidamente, levando à necessidade de mais capacidade, por isso aumentou seus fragmentos de 4 para 6 para lidar com mais transações sem problemas. Esta atualização aumenta a capacidade da rede em 50% e foi realizada sem qualquer interrupção no sistema, garantindo que os usuários continuem a ter uma experiência rápida e estável.
Nos últimos seis meses, o NEAR experimentou um aumento significativo no número de usuários e transações. NEAR tem 3 dos dez primeirosdapps na Web3 por usuários com KAI-CHING e HOT Wallet, ambos alcançando milhões de usuários ativos diariamente em abril de 2024.
Gráfico da Pikespeak
- Total de transações: 1,16 bilhão
- Contas ativas únicas diárias: 1,3 milhão
NEAR tem 3 dos dez principais dapps na Web3 por usuários, de acordo com dappradar com KAI-CHING e HOT Wallet alcançando milhões de usuários ativos diariamente em abril de 2024.
Toda essa demanda levou a algum congestionamento em um dos fragmentos, então Bowen Wang, Diretor de Protocolo, e a equipe de Protocolo trabalharam em otimizações adicionais que foram implementadas em poucos dias para resolver o problema. Ao longo de 2 semanas, eles adicionaram mais 2 fragmentos ao NEAR – para um total de 6 fragmentos ativos. Isso aumentou a capacidade da rede em 50%.
No final do segundo trimestre, espera-se que a validação sem estado seja lançada na Mainnet – esta atualização está projetada para melhorar o rendimento de cada shard em 5x e aumentar o número total de shards disponíveis para a rede.
Um dos aspectos mais notáveis desta atualização é que ela foi implementada ao vivo – não houve necessidade de colocar o blockchain offline. Não houve interrupção nas transações do usuário.
O que é fragmentação em um blockchain? Vamos simplificar usando uma analogia.
Imagine que você tem uma biblioteca que ficou muito grande e lotada. Para fazer isso, você divide seus livros em várias seções menores e os coloca em salas diferentes. Cada sala agora abriga parte de todo o acervo, facilitando a localização e o gerenciamento dos livros. Mais importante ainda, as coleções separadas minimizarão o congestionamento quando a biblioteca estiver ocupada.
Agora, pense no blockchain NEAR como aquela biblioteca lotada. Sharding é como dividir esse grande blockchain em pedaços menores e gerenciáveis chamados “fragmentos”. Cada fragmento é como uma dessas salas, com apenas as interações do contrato dentro desse fragmento. Quando alguém precisa de uma informação, vai diretamente para a sala (fragmento) onde ela está armazenada, em vez de esperar por toda a cadeia. Dessa forma, a fragmentação ajuda a lidar com mais dados e atender mais usuários com eficiência, sem afetar sempre os usuários de toda a cadeia.
No caso do NEAR, o blockchain é dividido em vários fragmentos, semelhantes a essas salas, onde cada fragmento processa transações e mantém o estado de forma independente. Esta divisão permite o processamento paralelo, aumentando significativamente a capacidade e velocidade da rede.
O que diferencia o NEAR é como esses fragmentos interagem e sincronizam. Um desenvolvedor não precisa se preocupar com qual fragmento um contrato específico pode estar. Essa abordagem mantém alta segurança e interconectividade, ao mesmo tempo que permite que a rede seja dimensionada de forma eficaz. À medida que a rede cresce e as demandas aumentam, mais fragmentos podem ser adicionados, como expandir a biblioteca com mais salas, para garantir que o NEAR possa se adaptar ao uso crescente e a aplicações mais complexas.
A NEAR está se concentrando em preparar o protocolo para o futuro para lidar com ainda mais crescimento e uso. Essa abordagem proativa visa minimizar interrupções e manter uma experiência consistente para desenvolvedores e usuários, não importa o quanto a demanda cresça.
Isso valida ainda mais a tese da NEAR de que a fragmentação é a melhor abordagem de escalonamento, dado o que está acontecendo atualmente em todo o espaço Web3. Muitas cadeias/rollups não fragmentadas estão ficando congestionadas com transações e foram forçadas a aumentar as taxas, enquanto a NEAR conseguiu expandir a capacidade adicionando mais fragmentos e mantendo as taxas estáveis.
A fragmentação homogênea não é apenas um ajuste tecnológico; é uma evolução crítica no blockchain que mantém o fluxo das transações. E é necessária uma equipe de super-heróis para que o protocolo NEAR seja o principal blockchain da Web3. O objetivo final? Para garantir que os usuários nunca percebam a complexidade por trás de sua experiência digital perfeita.