Faculdade de Música Berklee, a maior faculdade independente de música contemporânea e artes cênicas do mundo, anunciou hoje uma parceria com a Fundação NEAR para ajudar a construir uma plataforma de licenciamento musical.
O acordo, que aproveitará a pilha de tecnologia fácil de usar do NEAR Protocol, levará à criação de um mercado onde os músicos podem fazer upload de suas músicas e os criadores podem licenciar músicas dos estudantes desta instituição musical de classe mundial.
O projeto será lançado em um aplicativo chamado RAIDAR, que significa Direitos e Informações de Ativos em Repositórios Autorizados Descentralizados. Graças à tecnologia Web3 da NEAR, todas as transações serão registradas na blockchain NEAR, garantindo que os direitos e a representação dos criadores sejam registrados na cadeia.
Por trás do aplicativo de licenciamento musical da Berklee, desenvolvido em NEAR
O RAIDAR utilizará contratos inteligentes para desintermediar o processo de licenciamento e garantir que os músicos recebam o valor económico total e o crédito pelas suas obras.
“Este é um produto inédito que ajudará a democratizar o mundo da música, colocando os criadores em primeiro lugar e garantindo que eles sejam sempre recompensados e protegidos da exploração por seu trabalho original”, diz George Howard, distinto professor de negócios musicais na Berklee.
“Aqueles que procuram licenciar música para os seus projetos têm agora a oportunidade de aceder e apoiar novos criadores, explorando um mercado interessante através da aplicação RAIDAR, que é fácil de navegar e oferece uma forma segura e fiável de pagar pela música.”
RAIDAR — simples de usar, acessível a todos
O produto foi projetado para ser simples de usar, o que é a base da construção do protocolo NEAR. Os músicos simplesmente carregam seus arquivos de música e metadados relevantes por meio de um aplicativo da web compatível com dispositivos móveis e desktop.
A música deles é então representada por um contrato inteligente exclusivo e seguro e atribuída à carteira do criador como um ativo ou NFT, capacitando o criador a visualizar e exibir a música, onde quer que vá.
Do lado do cliente, os usuários podem navegar, pesquisar e visualizar músicas carregadas no aplicativo RAIDAR e adquirir licenças de uso único para músicas por meio do aplicativo. O contrato inteligente da música distribui os fundos recebidos do pagamento ao criador da música. Após a conclusão da transação de compra, o comprador recebe um e-mail com o link para download da música correspondente e uma cópia do contrato de licença.
“Estamos extremamente entusiasmados por trabalhar com a Berklee para apoiar um caso de uso novo e exclusivo que tenha valor mundial real para aqueles que o utilizam”, disse Chris Donovan, CEO da NEAR Foundation.
“O aplicativo RAIDAR é uma tecnologia disruptiva construída no NEAR que ajudará os alunos a explorar o poder dos contratos inteligentes para garantir que sejam pagos de forma justa pelo seu trabalho e que o mundo da música se torne mais inclusivo, seguro e emocionante para todos.”