Resumo do Twitter Space NEAR: Infraestrutura Multichain Web3 — Crie sem limites

Em nossos Twitter Spaces mais recentes, convidamos Amos Zhang (Empreendimentos MetaWeb) para moderar um painel sobre infraestrutura multichain web3 com Illia Polosukhin (Protocolo NEAR), Alex Shevchenko (Laboratórios Aurora) e Louis Liu (rede polvo). Aqui estão os tópicos abordados:

Principais realizações de NEAR, Aurora e Octopus em 2022

  • NEAR acaba de atingir mais de 22 milhões de contas com US$ 330 milhões em financiamento externo
  • NEAR lançou Nightshade Sharding Phase 1 com mais de 300 assentos validadores
  • A NEAR tem mais de 1.000 desenvolvedores ativos mensais trabalhando em mais de 1.000 projetos
  • Aurora alcançou mais de $ 1,5 bilhão em TVL em seu pico e alcançou mais de 4,6 milhões de contas únicas (mais do que Avalanche)
  • A Rainbow Bridge sofreu várias tentativas de invasão como uma das poucas pontes sem permissão no blockchain
  • Octopus integrou várias cadeias de aplicativos e hospedou 4 lotes de aceleração de projetos com cerca de 250 inscrições de projetos Web3 participantes

Como NEAR facilita interoperabilidade multichain na Web3

  • Visão técnica e planos futuros do Rainbow Bridge
  • Ponte sem permissão projetada para sustentar hacks
  • Reduzindo a transferência cruzada de FTs de NEAR para Ethereum de 4 a 8 horas para segundos
  • Melhoria da segurança, custo de manutenção e funcionalidade da Ponte; explorando o uso de ZK
  • Mais casos de uso crosschain a serem suportados, como transferências NFT, chamadas de função crosschain, oráculos e pesquisas de conta

Próximos planos e prioridades para NEAR, Aurora e Octopus

  • NEAR lançará Nightshade com mais de 100 fragmentos suportando milhares de assentos de validadores
  • NEAR lançará mais recursos para melhorar a experiência do usuário, como melhor experiência cripto em dispositivos móveis, contas com saldo zero, etc.
  • Aurora elevando a experiência de lançamento do Aurora+ e lançando uma carteira blockchain de próxima geração para melhorar ainda mais a experiência de integração
  • Aurora lançará soluções para contêineres de blockchain para permitir que as empresas lancem soluções personalizadas, como DeFi autorizado.
  • Octopus lançará Substrate IBC e NEAR IBC para quebrar as barreiras entre NEAR, Cosmos, redes baseadas em EVM, redes baseadas em Substrate e criar uma internet verdadeiramente segura de blockchains, suportando casos de uso como crosschain de Tokens fungíveis, transferências de NFTs, pesquisa de conta crosschain, e mais.

Você pode ouvir a gravação completa aqui:

https://twitter.com/i/spaces/1eaJbrevkYjJX?s=20

Quais são as principais conquistas para NEAR e Aurora em 2022?

Alex: 2022 foi um ano muito intenso, vivemos altos e baixos no mercado mas também conquistamos muito pela Aurora, registramos mais de 3 bilhões em ativos atravessados ​​pela Rainbow Bridge entre Ethereum, NEAR e Aurora. Nós experimentamos vários tentativas de invasão em nossa ponte sem permissão, mas todos os ataques foram mitigados automaticamente e custaram perda de fundos para os invasores. Quando se trata de adoção, em algum momento a blockchain Aurora alcançou cerca de 1,5 bilhão de dólares em TVL. Estamos superando Optimism e Avalanche em termos de uso de carteira com 4,6 milhões de endereços únicos (contas) criados na blockchain Aurora.

Aurora – Um Ano em Revisão

Que ano de 2022 foi! A indústria cripto como um todo sofreu vários golpes este ano que deixaram muitos de…

auroraisnear.medium.com

Ilia:Em 2022, a NEAR cresceu cerca de 5 a 10x em todas as dimensões, incluindo contas totais, carteiras ativas mensais e projetos etc. o ecossistema. Também alcançamos uma base de usuários muito mais ampla com o lançamento de uma ampla variedade de aplicativos, como  Sweat Economy (sweatcoin) e Rede Ordenada. Em setembro, lançamos o Nightshade Fase 1 e introduziu produtores somente de pedaços, permitindo que mais validadores participem da rede NEAR. Atualmente, temos 150 slots de validador disponíveis, portanto, trabalhe com Metapool, LiNEAR, StaderNEAR, se estiver interessado.

Fonte:https://twitter.com/ilblackdragon/status/1609259789795876867?s=20&t=jan562gylvrdfOOciblPKQ

Louis: 2022 é um ano gratificante para o Octopus. Integramos várias cadeias de aplicativos à rede principal Octopus: Myriad, Atocha, Discovol, Fusotao, todas rodando com uma infraestrutura completa, incluindo crosschain bridge, indexador, blockchain explorer e cluster RPC, que são a evidência viva de que a Octopus Network é estável e flexível o suficiente para chocar appchain sob demanda.

A comunidade Octopus continuou se expandindo em 2022. Hospedamos 4 lotes de aceleradores com cerca de 250 projetos Web3 participantes e 20 projetos ganharam Octopus Accelerator Star Grants entre eles. A Octopus organizou programas de treinamento de Substrato no Vietnã, Malásia, Índia, México e Nigéria, que beneficiaram mais de 200 desenvolvedores de blockchain. Por meio de nossos programas de treinamento de acelerador e substrato, a Octopus Network ajudou a aumentar a comunidade de desenvolvedores de appchain em todo o mundo.

A Octopus Network também estabeleceu sua organização de governança on-chain, Octopus DAO, em 2022. A votação de aceitação da appchain foi movida para o DAO. Em 2023, transferiremos mais processos de tomada de decisão da equipe principal para o Octopus DAO para descentralizar ainda mais nossa rede.

Rede Octopus – 2022 em Revisão

Apesar de 2022 claramente ter criado desafios para a indústria Web3, não podemos negar que ainda foi um ano incrível para…

medium.com

Qual é a próxima etapa do roteiro Nightshade Sharding?

Ilia: Nosso objetivo de curto prazo agora é garantir que possamos obter 100 shards em execução, a fim de mostrar a verdadeira escalabilidade e provar a capacidade de sharding para desenvolvedores e usuários. O objetivo final é avançar para Fragmentação Dinâmica (Dynamic Sharding) quando a alocação de contratos para shards for totalmente dinâmica, e pretendemos ver isso chegando no final de 2023 ou 2024. Enquanto isso, também estamos trabalhando em uma melhor interface de usuário e recursos para desenvolvedores. Quanto aos usuários, estamos trabalhando em uma atualização chamada Conta com Saldo Zero — alterando o funcionamento do modelo de armazenamento, permitimos a existência de contas com saldo zero para facilitar a criação de contas por aplicativos e carteiras para novos usuários.

Ao mesmo tempo, também estamos permitindo mais integração com criptografia em dispositivos móveis, criando maneiras realmente fáceis de integrar novos usuários, como login social e recuperação social.

Amós: Com potencialmente milhares de nós validando a rede da NEAR, a segurança da rede principal da NEAR atingirá outro nível. Ao mesmo tempo, isso também aumentará o número de tokens a serem apostados e resultará em uma quantidade menor de liquidez nas exchanges ao longo do tempo, criando mais demanda pelos tokens NEAR, o que pode levar a um aumento no preço do token NEAR. Este não é um conselho de investimento.

Quais são as próximas prioridades para Aurora?

Alex:O objetivo final da Aurora é tornar o blockchain conveniente para todos. Por isso, queremos entregar uma experiência ainda melhor. Aurora+ apresenta nossa principal iniciativa e continuaremos avançando e lançando a 2ª versão do Aurora + para elevar ainda mais a experiência dos usuários. Achamos que a parte mais complicada dos usuários finais do blockchain é a “criptomoeda” e suas necessidades ou conceitos subjacentes, como custo de transação, custo do gás, congestionamento de tráfego na rede, etc. Com isso em mente, estamos colocando duas direções principais: 1 ) Carteira blockchain de próxima geração que funcionará em cima da infraestrutura Aurora e NEAR, para entregar valor diretamente aos usuários, removendo todas as complexidades associadas ao blockchain 2) Contêineres Blockchain, um novo pacote inexistente de soluções de escalabilidade blockchain para oferecer simplicidade para empresas e desenvolvedores, permitindo que os usuários lancem seu próprio blockchain personalizado para suas necessidades em um curto período de tempo sem sacrificar a descentralização.

Um mergulho profundo na Rainbow Bridge

Amós:Rainbow Bridge é uma das poucas pontes verdadeiramente descentralizadas que ainda não foram hackeadas. Você pode compartilhar mais informações técnicas sobre o Bridge?

Alex: O princípio central do Rainbow Bridge é construir um protocolo sem permissão e sem confiança para conectar blockchains. Como os contratos inteligentes são automatizados e não confiáveis, qualquer pessoa pode interagir com eles, incluindo pessoas mal-intencionadas. Se alguém tentar enviar informações incorretas, isso será contestado por vigilantes independentes, que também observam os blockchains NEAR e Ethereum. Como podemos ver, o Rainbow Bridge não foi hackeado com sucesso e foi capaz de impedir os invasores com sucesso em todas as tentativas de hack. Além disso, o Bridge também passou por auditoria interna e externa, com monitoramento e testes ativos contínuos. Também temos um muito sucessoprograma de recompensa por bug onde os hackers podem compartilhar possíveis vulnerabilidades e a equipe pode reagir de forma proativa. No futuro, continuaremos a melhorar a segurança e o custo de manutenção da ponte. Há duas coisas principais que agora estamos focando no desenvolvimento. A primeira é a solução de velocidade rápida. Atualmente, leva cerca de 4 a 8 horas para os usuários transferirem ativos de NEAR e Aurora para Ethereum. Estamos trabalhando para encurtá-lo para segundos, que planejamos entrar no ar este mês. A segunda coisa é continuar melhorando a segurança, o custo de manutenção e a funcionalidade do Bridge. Estamos explorando o uso do ZK para otimizar o uso do Bridge.

Ilia:O princípio por trás do arco-íris é sempre abrir novas formas de interagir com os usuários. Atualmente é usado predominantemente para transferência de token, mas estamos ansiosos para usar a ponte para enviar mensagens ou NFTs etc. Rainbow Bridge fornece o básico do pipeline de comunicação e há muitas oportunidades para os desenvolvedores criarem diferentes tipos de experiências.

Alex:Um dos casos de uso interessantes que esperamos ver é ter Oracles Chainlink em ponte para NEAR. Se isso é algo em que você está interessado, por favor nos avise!

Uma visão geral do Octopus e suas prioridades para 2023

Amós:Octopus é uma rede de cadeia de aplicativos baseada em substrato construída sobre o protocolo NEAR. Atualmente, a Octopus está focada em apoiar soluções IBC porque o conceito multichain está florescendo no espaço. Por que especificamente IBC? O espaço criptográfico teve muitos hacks com crosschain bridges (exceto por algumas pontes sólidas como NEAR/Aurora’s Rainbow Bridge e a segurança é um processo desenvolvido de forma bastante dinâmica. Nada é 100% seguro e é quase como uma competição entre os hackers e os mantenedores das pontes. Com cerca de 50+ cadeias, IBC é talvez a maior comunidade de código aberto crosschain e ainda está crescendo de forma robusta. A equipe Octopus tem profunda experiência em trabalhar com protocolos crosschain e tem trabalhado com Solana, Oasis, Flow e outros protocolos em suas iniciativas crosschain por meio de doações. Eles também receberam uma doação em 2020 da Interchain Foundation (ICF) para implementar o Substrate-IBC (Polkadot — Cosmos). A equipe concluiu 7 dos 8 marcos e está aguardando que outra equipe conclua o último marco restante, momento em que IBC e Substrate estariam totalmente conectados via Octopus este ano.

Ao mesmo tempo, a Octopus também trabalhou no protocolo de interconexão NEAR-IBC no nível da estrutura e espera concluir a primeira integração até o segundo trimestre deste ano. Portanto, o objetivo é quebrar as barreiras entre NEAR, Cosmos, cadeias baseadas em EVM e cadeias baseadas em Substrato e criar uma internet verdadeiramente segura de blockchains, incluindo crosschain de Fungible Tokens, transferências de NFTs, pesquisa de conta crosschain e muitos outros casos de uso que Illia e Alex mencionou.

Como a NEAR caminha para a adoção em massa

Ilia: Acredito que este é sempre um mercado de dois lados, onde permitimos que usuários e desenvolvedores usem a tecnologia. O princípio básico do NEAR é direcionar interfaces amigáveis ​​ao usuário e ao desenvolvedor com integração fácil, removendo as complexidades do blockchain. Para os usuários, devemos torná-lo o mais simples possível e garantir que não haja nada técnico ao usar aplicativos Web3. As pessoas não precisam saber sobre as ferramentas ou qualquer tipo de criptografia. Para os desenvolvedores, o NEAR permite que eles criem o que quiserem com ferramentas familiares, incluindo aplicativos, blockchains ou até front-ends descentralizados de maneira fácil e contínua. Além disso, adicionaremos outras funcionalidades como dados privados e fragmentos privados. À medida que amadurecemos a plataforma, também lançaremos iniciativas como Sweatcoin, NEARCloud e Learn to Earn, que nos permitem integrar um grande número de usuários e desenvolvedores em geral.

Amós:Sweatcoin tem mais de 100 milhões de usuários, com milhões de usuários ativos mensais. Isso mostra o NEAR como uma infraestrutura escalável que pode suportar uma grande quantidade de usuários e transações. Juntamente com Aurora e Octopus, testemunhamos a verdadeira escalabilidade e usabilidade do ecossistema NEAR.

Aplicações e Casos de Uso Específicos na NEAR

Amós:Com os incidentes de Luna, FTX e Celcius acontecendo no ano passado, e atualmente a Binance, como uma exchange centralizada possui mais de 80% da participação de mercado no espaço, muitas pessoas estão levantando preocupações sobre as exchanges centralizadas ou o espaço blockchain em geral. Como participante do setor, qual é o seu ponto de vista e como você traz uma mudança positiva para o espaço e enfrenta esses obstáculos do mercado?

Alex:A causa fundamental dos eventos infelizes são problemas humanos genéricos e não tem nada a ver com blockchain. As empresas mencionadas estão operando no espaço blockchain, mas o problema central dos incidentes é causado pelas decisões impróprias e não qualificadas tomadas pela administração. Desse ponto de vista, a vertical DeFi é construída exatamente para evitar que esse tipo de evento aconteça. No entanto, não estou elogiando o DeFi em sua forma atual como o futuro. Existem algumas preocupações adicionais no espaço DeFi que estamos enfrentando, por exemplo, a conformidade no blockchain é extremamente difícil, mesmo que seja transparente e rastreável. Acredito que, para avançar para a adoção em massa, precisamos combinar as melhores práticas de finanças tradicionais com blockchain, como conformidade e rastreabilidade, ou mesmo tributação automática. Para fazer isso, talvez seja necessário ter uma cadeia separada ou talvez várias cadeias que executem funções diferentes, como operações KYC/KYB. Esse tipo de cadeia DeFi autorizada será um grande passo para a adoção em massa e garantirá a segurança. Falando nisso, a escalabilidade do NEAR e a abordagem de contêiner do Aurora fornecerão o tipo de experiência do usuário que esses aplicativos financeiros precisarão, e estamos extremamente prontos para hospedar diferentes tipos de aplicativos no NEAR e no Aurora.

Amós: O DeFi autorizado é um tópico importante discutido entre os grandes players do setor. Acredita-se que a próxima onda de mercado altista e adoção convencional requer cooperação com empresas existentes, como grandes bancos, bem como regulamentação e conformidade.

Ilia:Para muitas pessoas, as trocas centralizadas parecem mais seguras porque a auto custódia é algo desconhecido para os usuários em geral. A realidade é que o mundo descentralizado está ficando para trás porque não temos medidas fáceis, mas seguras, para proteger os usuários. A carteira NEAR é a primeira carteira que oferece segurança progressiva. Conheço alguém que recentemente teve todas as suas criptomoedas roubadas, exceto NEAR, porque sua chave privada foi explorada, exceto NEAR. Quando as pessoas estão usando aplicativos, a carteira também deve ser capaz de sinalizar para os usuários se um aplicativo não for seguro. O DeFi autorizado e institucional garantirá a segurança dos usuários, e esta é certamente uma maneira de se popularizar.

Palavras finais

Alex:O mercado de urso é um ótimo momento para ser integrado ao blockchain. É hora de você entender os princípios básicos do blockchain e começar a construir PERTO e Aurora. O inverno das criptomoedas vai acabar. É uma coisa comum, já aconteceu antes, então concentre-se apenas na tecnologia e nos fundamentos.

Ilia:Olhando para trás, para 2020, vimos nosso lançamento de blockchain e muito trabalho de infraestrutura em todo o espaço. 2021 foi o ano das infraestruturas básicas serem construídas e mostrarem que funcionam. Todos ficaram empolgados e exagerados. 2022 foi o ano de descarregar essa alavancagem de forma dramática. 2023 é o ano em que veremos produtos reais e verdadeiro valor para os usuários em aplicativos baseados em blockchain. Lentamente, mas com certeza, o web3 está trazendo melhores ferramentas e segurança para usuários e desenvolvedores, e este ano veremos aplicativos e marcas Web2 existentes olhando além do hype para criar valor real para usuários e clientes.

Louis:A infraestrutura Blockchain ainda está evoluindo em um ritmo surpreendente. A Ethereum conseguiu remover os principais obstáculos de otimização ao concluir a fusão em 2022. A NEAR está liberando o poder do sharding ao impulsionar o Nightshade. O conceito de blockchains modulares levou muitos pesquisadores e desenvolvedores a repensar qual é a arquitetura de blockchain mais adequada para suportar aplicativos descentralizados. Quando a especulação de preços não for mais o tema central do mundo das criptomoedas, 2023 certamente pertencerá aos construtores. Esperamos que tanto o ecossistema NEAR quanto o espaço Web3 façam grandes progressos neste ano.

Amós:Vimos grandes conquistas para NEAR, Aurora e Octopus em 2022. Este ano, esperamos uma Rainbow Bridge mais rápida e podemos ver DeFi autorizado decolar via Aurora. Muito em breve, o NEAR Protocol será capaz de executar mais de 100 shards com milhares de validadores e oferecer suporte a casos de uso mais convencionais para demonstrar verdadeira escalabilidade e usabilidade. A Octopus Network também trará o IBC e um conjunto mais diversificado de aplicativos e casos de uso para o ecossistema NEAR. Estamos em um mercado em baixa, mas sem dúvida o ecossistema NEAR está crescendo de forma robusta e continuará crescendo.

Fonte: https://medium.com/nearprotocol/twitter-space-recap-multichain-web3-infrastructure-create-without-limits-88e70cdc1ad0

Deixe um comentário

Required fields are marked *