O que são DApps

Os DApps ou “Aplicativos Descentralizados” se assemelham a qualquer outro aplicativo digital que utilizamos em nossos smartphones e computadores, com o diferencial de se basearem em infraestrutura Blockchain para dar mais controle, autonomia e transparência aos usuários, em vez de serem totalmente controlados por grandes empresas de tecnologia.

Os DApps têm inúmeras funcionalidades e são muito mais poderosos do que os Aplicativos tradicionais que encontramos disponíveis em nossos celulares. Além de oferecerem muito mais flexibilidade, segurança e o principal, apresentam taxas baixíssimas (quando apresentam).

Para ser considerado um DApp, uma aplicação deve operar de forma autônoma, sem controle de nenhuma entidade central. Além disso, os registros de dados devem ser armazenados em um banco de dados público (Blockchain) e qualquer alteração deve preceder do consenso da maioria dos usuários da rede.

Quais são os benefícios das dapps?

Resistência à censura: Sem um ponto único de falha, é muito difícil que governos ou indivíduos poderosos controlem a rede.

Sem tempo de inatividade: Depender de um sistema ponto a ponto garante que a dapp continue funcionando mesmo se computadores individuais ou partes da rede caírem.

Desenvolvidas em blockchain: Já que são feitas de contratos autônomos, podem facilmente integrar criptomoedas às funcionalidades básicas da dapp.

Código aberto: Encoraja o amplo desenvolvimento do ecossistema da dapp, permitindo que desenvolvedores criem dapps melhores com funções mais úteis ou interessantes.

Quais são as desvantagens das dapps?

Embora dapps prometam solucionar muitos dos principais problemas enfrentados por aplicativos comuns, também têm suas desvantagens.

Hacks: Já que muitas operam em contratos autônomos de código aberto, permite que hackers tenham a rara oportunidade de sondar as redes em busca de vulnerabilidades. Isso resultou em inúmeros hacks a dapps populares.

Usabilidade: Muitas dapps têm péssimas interfaces para usuários, que espantam muitos usuários. A expectativa é que vão melhorando à medida que o tempo passa.

Usuários: Assim como muitos aplicativos na Web 2, quanto mais usuários uma dapp possui, mais eficaz a rede é ao entregar esses serviços — o chamado “efeito de rede”. Dapps sofrem com o baixo número de usuários, o que pode torná-las menos interativas. O efeito de rede também pode torná-las menos seguras, pois a segurança de uma dapp geralmente pode depender de quantos usuários possui.

Logo, como os DApps utilizam um banco de dados compartilhado, um possível hacker teria que conseguir acessar a grande maioria das máquinas conectadas à rede do aplicativo para conseguir realizar um ataque.

Os DApps são mais transparentes para com seus usuários e mais resistentes a ataques que afetariam com mais facilidade um único servidor central.

O próprio Bitcoin foi o primeiro DApp baseado em Blockchain a ser criado, com o intuito de ser uma moeda descentralizada para facilitar as transações financeiras entre duas pessoas.

Mas foi principalmente a partir de 2014, com o lançamento da rede Ethereum e de sua linguagem de programação Solidity, que a criação de novos DApps foi impulsionada, permitindo o desenvolvimento de apps descentralizados em vários setores, como finanças, redes sociais e games.

Hoje há várias blockchains onde são desenvolvidos os DApps e a NEAR Protocol é um dos principais que oferece facilidade de uso para os usuários do DAPPS assim como um grande facilidade para se desenvolvê-los. A NEar oferece atualmente a possibilidade se criar os DApps utilizando-se as seguintes linguagens de programação: Rust, Javascript e também Solidity através da rede irmã Aurora e Susbtrate através da plataforma Octopus Network.

Siga a Near Protocol Brasil

Twitter | Instagram

Deixe um comentário

Required fields are marked *