NEAR; Gaming: Uma análise profunda em Op Games

Juntamente com DeFi e NFTs, os jogos Web3 estão provando ser um dos espaços mais vibrantes e criativos em criptografia. De títulos para jogar e ganhar a propriedade fracionada de jogos, o momento dos jogos de criptografia é agora. E está evoluindo em tempo real.

OP Games, indiscutivelmente a empresa de jogos de maior sucesso construída na NEAR no momento. Com Arcadia, seu arcade de propriedade da comunidade apropriadamente chamado, um SDK plug-and-play para desenvolvedores e recursos de monetização, a OP Games está revolucionando os jogos com tecnologias Web3.

Na última parte da nossa série de 4 partes “NEAR & Gaming”, mergulhamos profundamente nos jogos OP. A OP Games não apenas oferece algumas lições para desenvolvedores durante um mercado em baixa, como também oferece algumas ideias úteis para integrar usuários da Web2 no mundo da Web3 e muito mais.

Nascido no mercado de criptoativos de 2018

Embora a OPGames seja uma importante plataforma de jogos na NEAR, suas origens não foram exatamente auspiciosas. Surgindo da empresa de jogos para dispositivos móveis Alto, a OPGames surgiu no crisol do Great Crypto Bear Market de 2018.

Os cofundadores Chase Freo (CEO) e Paul Gadi (CTO) tinham experiência em jogos Web2 e em outros projetos de tecnologia. Um editor e investidor de jogos, Freo ficou desiludido com a divisão de receita de 70/30 que era padrão para editores e designers de jogos. Mas foi através de seu trabalho em jogos Web2 que Freo e Gadi, e um dos outros fundadores originais do Alto, Gabby Dizon, se conheceram.

“Percebemos que nos alinhamos em termos de como os jogos funcionariam fora do espaço tradicional [móvel e desktop]”, diz Freo. “Também percebemos que estávamos todos em blockchain e cripto, então co-fundamos a OP Games, que se chamava Alto na época.”

Dado o mercado de baixa do período, Freo e Gadi começaram a construir muitos produtos diferentes, especialmente no espaço NFT. Na época, era difícil conseguir fundos para desenvolvedores Web3. Freo e Gadi observaram como Dapper Labs e The Sandbox conseguiram financiamento e acharam que isso era um bom sinal.

Embora o financiamento não tenha se materializado imediatamente para a OP Games, o trabalho da dupla em NFTs não foi em vão. De fato, esse trabalho convenceu Freo e Gadi da direção da OP Games e, finalmente, os levou ao NEAR.

“Há uma certa maneira de os desenvolvedores de jogos ganharem dinheiro na Web2 e isso é direcionado para grandes empresas de jogos, maiores desenvolvedores de jogos e maiores editoras de jogos”, explica Freo. Os desenvolvedores gravitam em torno dos editores, que podem distribuir o jogo e integrar milhões de jogadores. A menos, é claro, que um jogo se torne viral, como Flappy Bird – o que é raro.

“Por causa dessa extrema dependência dos editores, os fluxos de negócios se tornaram muito unilaterais”, diz Freo. “E isso me fez questionar se eu estava fazendo um favor a alguém sendo uma editora de jogos. Isso muda a estrutura de poder em termos de quanto ganha um desenvolvedor de jogos versus quanto ganha um editor e quanto ganha a Apple e o Google. Portanto, há muito gatekeeping envolvido.”

O que Freo e Gadi viram na Web3 foi elegantemente simples e profundo: a democratização dos jogos. Cada jogador tinha sua própria carteira e os desenvolvedores não precisavam de um milhão de jogadores para ter sucesso.

“A maioria dos jogadores na Web3 também está pagando jogadores via NFTs, certo”, explica Freo. “Obviamente, há muita experimentação envolvida no jogo para ganhar, que agora evoluiu para jogar e ganhar. Mas estamos esperançosos e estamos sempre pensando em modelos mais novos que beneficiarão as pessoas a longo prazo.”

Construindo OP Games para outros desenvolvedores de jogos

Durante a crise de criptomoedas de 2018/2019, a OP Games recebeu subsídios de algumas entidades diferentes. Freo diz que há uma tendência de gastar fundos em um conjunto completo de produtos. “Construa o sonho”, como ele se refere. Mas Freo e Gadi adotaram outra abordagem.

“Percebemos muito rapidamente que temos que ser muito modulares em termos do que estamos construindo, para que ainda possamos criar algo continuamente, mesmo que seja em um ritmo muito mais lento”, diz Freo. “Mas isso nos permitiria criar várias coisas que seriam úteis imediatamente nesse período.”

Freo compara a modularidade da plataforma OP Games com Legos: ela dá aos desenvolvedores todas as peças que eles precisam para projetar e lançar jogos Web3 de sucesso. No início desse processo de compilação lento, Freo e Gadi desenvolveram SDKs e APIs que os desenvolvedores de jogos poderiam usar em suas próprias compilações lentas.

“Nós modularizamos como queremos construir”, diz Freo. “Queremos ter certeza de que cada uma dessas linhas de produtos será tão útil agora quanto será no futuro. E uma vez que conseguimos construir esses produtos, foi muito mais fácil arrecadar fundos quando o mercado em alta estava em pleno andamento.”

“Estamos aumentando a oferta de jogos na Web3, trazendo desenvolvedores de jogos da Web2 para a mistura”, acrescenta ele. “E nós temos essas ferramentas, como Legos, que eles podem usar imediatamente. É simplificado para que seja fácil para seus jogos integrarem ou colherem os benefícios de uma oferta de token Web3.”

Uma olhada dentro do conjunto de recursos do OP Games

Depois de migrar para os jogos Web3, o OP Games começou a desenvolver seu primeiro recurso – a função “Torneios”. Esse recurso permitiu que qualquer jogo Javascript usasse o JS SDK da OP Games, criando um ambiente plug-and-play de jogo assíncrono.

“Os desenvolvedores de jogos agora podem criar seus próprios torneios diariamente ou mensalmente, ou como quiserem”, explica Freo. “Eles poderiam definir parâmetros em termos de como seria o pote, qual porcentagem voltaria para jogadores e desenvolvedores e assim por diante.”

Em seguida, a OP Games criou o Arcadia.fun, um arcade de jogos Web3 onde os designers de jogos podiam carregar seus jogos usando o SDK. Atualmente em Alpha, Arcadia em breve terá um lançamento oficial com um site dedicado. Até o momento, existem 43 jogos no Arcadia, incluindo um dos próprios títulos da OP Games, Arcadeum Arena, um jogador híbrido de auto-chess, avatar-battler.

A equipe também criou um recurso de placar que mostrava os melhores jogadores de qualquer jogo. Depois de lançar Torneios, Arcadia e Leaderboard, a equipe voltou sua atenção para um recurso de jogador contra jogador (PvP). Então, em vez de jogar contra a inteligência artificial de um jogo, os jogadores da OP Games podem jogar uns contra os outros.

“Atualmente estamos trabalhando em apostas NFT”, diz Freo. “Isso permitirá que os jogadores apostem suas NFTs uns contra os outros. E cumprimos essa posição com base em quem ganha um jogo específico na plataforma Arcadia. No back-end, há esses pequenos conjuntos de recursos que construímos para os desenvolvedores usarem e que eles podem conectar em seus jogos para que possam existir no Arcadia.”

Para que tudo isso aconteça, a OP Games permite que os jogadores façam login com sua carteira NEAR. Isso possibilita que a plataforma de jogos ofereça $ NEAR como buy-in e pagamento pelos ganhos. Embora as vantagens técnicas da NEAR a tenham tornado a escolha óbvia para o desenvolvimento da OP Games, Freo e Gadi prevêem a OP Games como, em última análise, agnóstica de blockchain. Uma plataforma de jogos da Web aberta de várias cadeias que pode ajudar a integrar as massas no ecossistema Web3 maior.

“Todos esses jogos podem ser jogados na web ou em uma web otimizada para dispositivos móveis”, diz Freo. “É onde estamos no momento. E ainda estamos construindo algumas coisas, especificamente em nosso mercado, e um metagame muito maior para a própria plataforma. Vamos lançar esse jogo antes do final do ano.”

Congratulando-se com desenvolvedores Web2 em jogos de criptografia

Rust e Solidity são ótimas linguagens de programação para desenvolvimento Web3. Mas Freo observa que a grande maioria dos desenvolvedores projeta jogos usando Unity (C++), Javascript, Swift e outros.

É por isso que o próximo Javascript SDK da NEAR será um divisor de águas ao tornar as plataformas do ecossistema NEAR, como a OP Games, grandes centros criativos para desenvolvedores Web2 e Web3.

“Uma grande parte desses desenvolvedores de jogos com os quais estamos trabalhando não são nativos de criptomoedas”, diz Freo. “Muitos designers queriam migrar para a criptomoeda e aproveitar a promessa da Web3, mas não sabem exatamente por onde começar.”

“Tradicionalmente, eles estão desenvolvendo mecanismos de jogos Web3 de código aberto que suportam em Javascript e também em Unity”, acrescenta ele. “Acho que cerca de 80% dos jogos estão sendo construídos no Unity. “

O Javascript SDK da NEAR ajudará a atrair desenvolvedores de jogos Web3. Mas, daqui para frente, isso será apenas parte do trabalho para capitalizar o poder democratizante da Web3. Para tornar o desenvolvimento ainda mais fácil, Freo diz que é vital otimizar o desenvolvimento de jogos no NEAR usando Rust.

“Dentro da Human Guild, da qual também faço parte, estamos tentando investir em muita infraestrutura para garantir que possamos facilitar o desenvolvimento de jogos em Rust”, diz ele. “E no nível de infraestrutura, a NEAR está trabalhando para garantir que haja suporte para todos os desenvolvedores de jogos.”

Fonte: https://medium.com/nearprotocol/near-gaming-a-deep-dive-into-op-games-1122eac014ba

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *