Machina, o projeto de armazenamento de dados em fragmentos criado em colaboração com NEAR, Aurora e o protocolo de segurança online HAPI, está sendo lançado na NEAR para revolucionar a forma como os dados são armazenados. A equipe Machina, que recebeu uma doação da NEAR Foundation, escolheu a NEAR por causa da simplicidade e facilidade de escrever código e implantar/testar Contratos Inteligentes, além de aproveitar sua blockchain de prova de participação neutra em carbono.
Projetado para fornecer informações escaláveis, econômicas e imediatamente recuperáveis na cadeia, o Machina usa as propriedades exclusivas de sharding do Nightshade da NEAR para aumentar os dados armazenados proporcionalmente ao número de validadores ingressando na rede. As entidades que usam o armazenamento da Machina não estão vinculadas a nenhum modelo de pagamento específico de nenhuma moeda ou ativo específico. Em vez disso, o pagamento de armazenamento é deduzido em stablecoins, o que garante que desenvolvedores e usuários tenham mais facilidade em lidar com taxas.
O Machina usará armazenamento baseado em arquivo, armazenando cada transação diretamente nele, removendo o tempo de execução necessário para acionar a recuperação ou upload de dados. A plataforma torna os dados on-chain acessíveis on-chain, juntamente com todas as medidas de segurança da blockchain, como consenso e descentralização. Isso ajudará a inaugurar uma nova era de desenvolvimento de contratos inteligentes.
Ao instituir uma solução de armazenamento on-chain confiável, imediatamente recuperável e sempre online, o Machina pode ser usado por aplicativos NEAR — com a ajuda de EVMs como Aurora — e contratos inteligentes baseados em Solidity no Ethereum. Além de armazenar dados, o Machina permite que as equipes de dapp consultem dados e os recuperem sem nenhuma solicitação fora da cadeia, o que significa que a Web 3 tem uma nova ferramenta para adoção em massa.
Para minimizar o tempo, a energia e a sobrecarga computacional, o Machina emprega um método chamado File Fingerprinting, que mapeia os dados, dando a cada conjunto de dados um identificador exclusivo. Isso significa que cada validador terá apenas que aprovar ou refutar a integridade dos dados por uma determinada sequência de texto curta. A validação do consenso é então feita com base no acordo alcançado sobre a impressão digital.
Ao contrário de outras soluções propostas de armazenamento de dados descentralizado, como Arweave, Storj e Filecoin, o Machina não usa um protocolo de Prova de Trabalho que consome muita energia para validar ou invalidar inversamente a integridade dos dados. Em vez disso, ele aproveita o sharding Nightshade da NEAR, permitindo que Machina escale à medida que mais jogadores se juntam à rede.
“A implementação do sharding na NEAR é crucial para estabelecer um novo padrão para armazenamento imutável on-chain”, diz Dona Mara, CEO da Hapi. “Machina atua como um fragmento separado dentro da NEAR Blockchain.”
“Isso significa que qualquer dapp construído na NEAR pode se comunicar com o Machina, incluindo armazenamento e consulta de dados. A interoperabilidade é possível com nós NEAR instalados na blockchain com o qual você deseja interoperar. Além disso, a Rainbow Bridge pode ajudar a facilitar isso.”
Como o Machina não usará contratos inteligentes, ele não terá cálculos completos de Turing arbitrários. Em outras palavras, Machina não vai consumir gás.
“Seremos capazes de remover completamente o gás como um conceito e não exigir anexar nada às transações”, diz Alex Shevchenko, CEO da Aurora. “Para permitir o armazenamento de grandes quantidades de dados, podemos cobrar taxas diferentes dependendo de quando foi a última vez que os dados foram acessados.”
A rede de armazenamento Machina está programada para ser lançada no quarto trimestre de 2022.
Machina é uma estrutura de armazenamento de dados fragmentada projetada para fornecer informações escaláveis, econômicas e imediatamente recuperáveis na cadeia. Machina aproveita as propriedades exclusivas do sharding Nightshade da NEAR para fornecer um modelo econômico contínuo utilizando stablecoins.
Saiba mais:
Telegram: https://t.me/machina_group
Twitter: https://twitter.com/machina_storage
Site: https://machina.storage