Aproveitando tecnologias emergentes e não mostrando sinais de desaceleração, iniciativas de bem social focadas em melhorar a sociedade e nosso planeta se tornaram uma força em 2022. Apesar de um mercado de criptomoedas instável, o investimento em ativismo e fundos focados em fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) estão prosperando no NEAR e em todo o mundo Web3.
Crescendo para mais de US$ 500 bilhões em 2021, os fundos ESG estão fazendo declarações ousadas sobre o futuro da sustentabilidade por meio da inovação. Além dos mercados tradicionais, causas sociais significativas estão usando o blockchain e colhendo benefícios para o bem maior, combatendo as ideias de que a criptomoeda é ambientalmente perdulária e predatória em suas práticas.
Com seu blockchain sustentável e infinitamente escalável, a NEAR Protocol é uma plataforma ideal para iniciativas sociais, que podem e muitas vezes se sobrepõem ao combate às mudanças climáticas. Esses projetos sabem que a NEAR é neutra em relação ao clima e está comprometida em financiar subsídios para reimaginar negócios, criatividade e comunidade para um futuro mais inclusivo e sustentável.
Desde capacitar comunidades carentes de músicos e interromper a grande agricultura até apoiar projetos de restauração da terra e abrir um novo caminho na governança baseada na comunidade, inúmeras iniciativas de bem social estão gravitando para o NEAR. Esses projetos são os blocos de construção perfeitos de uma comunidade global alinhada com o objetivo da Fundação: permitir a inovação orientada para a comunidade que, em última análise, beneficia as pessoas em todo o mundo.
Dando vida à arte através do blockchain
Emergindo como um projeto colaborativo em 2021 entre artistas da Nigéria, Camarões e Canadá, Chapter One Foundation evoluiu rapidamente. O que começou como uma faixa de colaboração da DAO Records e da guilda NxM se transformou em um grupo de artistas “promovendo a filantropia e a comunidade para outros criativos em circunstâncias menos afortunadas”.
Gerando fundos por meio de vendas de NFT, o C1 visa “criar oportunidades para os menos afortunados, fornecendo as ferramentas necessárias para criar fontes de receita por meio de blockchain e NFTs”. O projeto fornece aos artistas em ascensão as ferramentas, habilidades e recursos necessários para dar vida à sua arte. Enraizada na criação de instalações de gravação e arte, a C1 disponibiliza esses espaços para pessoas que de outra forma não teriam acesso.
Com uma política de portas abertas que dá as boas-vindas a todos os artistas, a C1 oferece aos menos afortunados conhecimento do mundo real para navegar em um setor em constante mudança enquanto obtém receita. Para participar desta missão, as pessoas podem contribuir e adquirir trabalhos criativos da loja C1. Sob a Chapter One Global Charity Foundation, impressionantes 30% das receitas da venda de NFT vão para os menos privilegiados em todo o mundo.
Ao fornecer aos artistas as ferramentas necessárias para ver sua visão desde o conceito até a conclusão, jovens em risco e populações marginalizadas de criativos agora têm acesso a espaços seguros e criativos. Operando na NEAR, essa zona inovadora também serve como plataforma para os criadores aprimorarem seus conhecimentos da indústria de arte e entretenimento.
Pela primeira vez, os criadores também terão interesse em como a indústria e suas práticas evoluem. Além da educação e do aprendizado experimental, a geração de receita por meio de vendas de NFT cria um ciclo de feedback positivo no retorno de receitas para C1, permitindo que o projeto escale e expanda seu alcance em todo o mundo.
A natureza não é fungível
Na NEAR, vários projetos estão aproveitando a tecnologia blockchain para resolver problemas relacionados ao clima. SISU, um projeto comunitário e DAO, apoia projetos de restauração da terra por meio de mecanismos de financiamento da Web3. Operando como uma rede global de organizações que trabalham com o clima, a SISU envolve artistas e criativos para contribuir e ganhar enquanto apoia suas iniciativas.
A SISU usa blockchain para criar comunidades multissetoriais e orientadas para o mercado de projetos de restauração da terra para promover projetos e iniciativas ecológicas por meio de arte pública e narrativa. Projetado como uma “rede de segurança humana” com tecnologia Web3, o SISU apoia projetos de restauração e conservação de concreto em comunidades locais em todo o mundo.
Um desses projetos é a criação de abelhas nativas de Sierra Nevada. Esta iniciativa de abelhas produz vários resultados positivos. Além de ser uma alternativa sustentável de geração de renda e conservação florestal, é também uma forma de resgatar e preservar o conhecimento ancestral das comunidades indígenas.
Este projeto está trabalhando para recuperar a apicultura sem ferrão, ou meliponicultura, como conhecimento ancestral para as comunidades indígenas de La Sierra Nevada de Santa Marta. Por meio de assistência técnica, equipamentos, recursos e provisão de infraestrutura, o SISU está restaurando a apicultura como alternativa de renda sustentável. Os objetivos: melhorar a qualidade de vida dos envolvidos, garantindo a conservação dos ecossistemas e dos mananciais.
Transformar a forma como os humanos se relacionam com a comida
Sediada em Lisboa, Raiz está adotando outra abordagem ao bem social e ecológico. Este projeto usa NFTs para ajudar a financiar fazendas verticais – a prática de cultivar em camadas empilhadas verticalmente – em espaços urbanos subutilizados. Fundada por Emiliano Gutierrez, a missão da Raiz é transformar áreas urbanas em epicentros para o cultivo e colheita de alimentos para comunidades locais e restaurantes.
Raiz se opõe veementemente ao modelo de negócios estagnado do setor agrícola, que envia alimentos colhidos para os mercados globais. O objetivo é trazer um foco renovado de volta à comunidade local, mantendo sabor e nutrientes incríveis em suas culturas para interromper esse modelo insustentável. Como parte de sua revolução agrícola vertical, a Raiz incorpora a agricultura em ambiente controlado, otimizando o crescimento das plantas por meio de tecnologia sustentável que impacta diretamente nosso planeta.
A Raiz usa NFTs com tecnologia NEAR para gerar rendimento e oferecer “impacto tokenizado para os ousados”. Por meio de NFTs, a Raiz cria e lança obras de arte digitais de plantas vinculadas a métricas de impacto, como emissões de carbono e economia de água – questões significativas na agricultura tradicional e nos mercados de agricultura industrial.
A Raiz está transformando sistemas hidropônicos locais, agricultura vertical e energia solar em ativos criptográficos investíveis, vinculando o físico ao digital. O modelo Raiz NFT tem o potencial de ser usado para outros esforços locais de cultivo de alimentos, resultando em pessoas em todo o mundo tendo maior acesso ao impacto ambiental e local tokenizado.
DAOs para mudanças sociais positivas em escala global
Kin DAO surgiu de uma cooperativa do mundo real que buscava soluções para os problemas prementes de insegurança alimentar, falta de moradia, pobreza, comunidades fraturadas e mudanças climáticas. Desde 2021, os fundadores Asya Abdrahman e Adrian Bello usam blockchain para facilitar investimentos de ativismo em arte, inovação regenerativa e administração coletiva de terras.
Em junho de 2022, Kin DAO anunciou Primordia DAO, um projeto de um ano DAO projetado para ser experimentado como uma exposição de arte conceitual de construção de aldeias online e IRL. Fundada por membros da comunidade artística da Bay Area, a Primordia emprega os contratos inteligentes da NEAR para desenvolver sistemas descentralizados, como uma rede que poderia sustentar comunidades baseadas em arte ou sistemas regenerativos como a permacultura. Seus fundadores criaram programas de arte e educação que serviram 50.000 pessoas e contando.
Uma das missões da Primordia é fornecer às comunidades historicamente excluídas as habilidades para impulsioná-las para o mundo digital, trabalhando com elas para criar obras de arte colaborativas. A Primordia DAO desenvolve líderes com habilidades para autogovernar, autoconstruir e estabelecer aldeias digitais com base em relacionamentos do mundo real que podem atender às demandas de comunidades reais.
O projeto integrará 100 DAOs à NEAR até o final do ano para que possam trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. À medida que a sociedade transita para os domínios da regeneração e do governo baseado na comunidade, a Primordia é um caso de uso crucial para o futuro da coordenação global e da autonomia criativa da comunidade.
Uma missão de mudança a partir de dentro
Enquanto uma comunidade global florescente está levando a missão da Fundação NEAR de melhorar a vida dos cidadãos do mundo para o próximo nível, a NEAR reconhece que a mudança começa de dentro. Para isso, está tomando medidas sem precedentes para cumprir sua missão e servir de modelo para tecnologia sustentável.
A tecnologia de dimensionamento de blockchain da NEAR, Nightshade, divide a computação em “shards” paralelos, otimizando a plataforma já super barata, excepcionalmente rápida, incrivelmente segura e ecologicamente correta. Sua arquitetura de prova de participação (PoS) subjacente torna o protocolo NEAR mais ecológico do que outros blockchains.
Desde o início, a NEAR Foundation se comprometeu com a certificação. Em 2021, a fundação contratou a South Pole, fornecedora global de soluções climáticas, para avaliar sua pegada climática. Com 174 toneladas de CO2 por ano entre a Fundação NEAR, todos os funcionários e contratados que trabalham no Protocolo NEAR e todos os validadores, a pegada de carbono da NEAR é 500.000 vezes mais eficiente em carbono do que o Bitcoin.
A NEAR também está comprometida com a compensação total da exaustão remanescente por meio de projetos de compensação de CO2. Com cada transação concluída na plataforma, a NEAR planta árvores em vários continentes para alcançar a neutralidade de carbono.
O início de um compromisso vitalício
Esses projetos são apenas a ponta do iceberg. O compromisso da comunidade NEAR em promover a mudança social é global em escala e ambição. À medida que a comunidade cresce, mais e mais pessoas estão trabalhando juntas para desenvolver soluções reais para nossos problemas mais prementes.
Cada DAO ou outras iniciativas baseadas na comunidade que operam no NEAR provam de uma vez por todas que a criptomoeda não é apenas mais um mercado financeiro.
Fique atento para uma análise mais profunda do compromisso da NEAR em promover o bem social. No próximo mês, focaremos nos aspectos dinâmicos da criptomoeda como um veículo para mudanças positivas. A Web3 está ajudando comunidades historicamente marginalizadas a encontrar sua voz e, à medida que a missão evolui, a NEAR está desencadeando um novo nível de envolvimento e ativismo da comunidade em todo o mundo.
https://near.org/blog/near-social-good-change-through-crypto/