O termo Web3 é um conceito que se refere a uma evolução da internet, mais aberta e transparente que a tecnologia atual. Os usuários poderão trocar informações inteiramente verificáveis num livro de registro público da rede.
A forma como nos conectamos também é diferente, dispensando um provedor ou serviço similar. Os “sites” da nova Web3 também dispensam a criação de contas e identificação pessoal, possibilitando que os usuários se conectem anonimamente, sem intermediários. A Web3 é a internet gerida pela Blockchain, a por onde flui todo o fluxo de informações do mundo cripto.
Se na Web 1.0 a premissa era o compartilhamento de informações e na Web 2.0 o foco foi a importância do conteúdo gerado pelo usuário, a ideia por trás da Web3 é juntar a descentralização, permitida pela blockchain e fortalecer ainda mais o conteúdo desenvolvido pelos usuários.
A Web 2.0 foi marcada pelo desenvolvimento de plataformas digitais que permitiam o conteúdo gerado por usuários. O exemplo mais claro desse movimento foi a criação das redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook, Instagram e do YouTube, que permitiu a publicação de vídeos por qualquer pessoa.
A questão é que estes serviços prestados pelas grandes empresas de tecnologia para nós ficam com todos os nossos dados, ou seja, cada usuário cria conteúdo que fica guardado dentro da rede social e é de posse dela. Este modelo gera um controle sobre a informação, e também para quem ela é distribuída.
Na Web3 o usuário tem o poder sobre seu conteúdo já que tudo fica registrado na blockchain sem uma empresa ou instituição ou governo por trás, tudo descentralizado através da rede de computadores.
Com isso, existirão empresas em um formato descentralizado, que vêm sendo chamadas de Decentralized Autonomous Organizations (DAOs), ou Organizações Autônomas Descentralizadas. A ideia é que esse formato permita a oferta de poderes de decisão mais igualitários entre todos os usuários de serviços digitais, e a questão da propriedade é resolvida com tokens únicos. Esse tipo de empresa já existe hoje mesmo.
Características da Web3 :
Permitirá que você controle seus dados.
- Será essencialmente descentralizada.
- Ainda será monetizável; mas a monetização será mais transparente.
- Será um consórcio de diferentes tecnologias fundidas através de blockchain
- Elimina o uso de credenciais pessoas para registro em sites e serviços
Os produtos e serviços Web3 estão apenas engatinhando, mas está claro o que será possível. Você poderá permitir explicitamente o acesso aos seus dados caso queira. Você não precisará confiar em terceiros para armazenar suas senhas. Você não deixará ninguém apagar seus dados também.