NEAR SOCIAL: CONSTRUINDO A BASE DA WEB ABERTA

Não é bastante irônico que, em mais de dez anos de tecnologia blockchain, ainda dependamos fortemente das tecnologias web2? Mostre-nos um único projeto web3 que não usa o Twitter para compartilhar anúncios ou um projeto NFT que não hospeda sua comunidade no Discord.

Claro, existem boas razões para usar essas ferramentas. A audiência é grande, e as plataformas são intuitivas (ok, tirando o discord). Todos e sua avó podem descobrir como usar o Facebook. Quando Elon comprou o Twitter, alguns esperavam que as coisas melhorassem. Infelizmente, qualquer um que recentemente tenha sido atacado em um espaço do Twitter ou retuitado por um exército de bots poderá confirmar que os problemas sistêmicos devido à centralização estão mais presentes do que nunca.

TL;DR

  1. Enquanto o Polygon tem o Lens Protocol e o Ethereum tem o Mirror – no NEAR, uma equipe de desenvolvedores está construindo silenciosamente NEAR Social, uma parte crucial da habilitação da Web aberta de propriedade do usuário.
  2. As plataformas de mídia social Web2 existentes (como o Twitter) têm um único ponto de falha, levantam questões de privacidade e não permitem que os usuários possuam seus dados, que são monetizados. Por outro lado, redes sociais descentralizadas como NEAR Social visam fornecer soluções para esses problemas por meio de redes peer-to-peer para interações sociais, criação e distribuição de conteúdo.
  3. Em essência, NEAR Social oferece uma nova plataforma de inovação, com widgets que podem ser combinados, bifurcados e criados por qualquer pessoa. Os usuários são proprietários de seus dados e os desenvolvedores podem acessar facilmente os dados públicos para criar seus próprios aplicativos. NEAR Social tem mais de 1400 perfis cadastrados e é um espaço que reúne as mentes mais brilhantes do ecossistema NEAR.

O que há de errado com a mídia social web2?

Aqui está um dos maiores problemas com o social atual: mesmo que os usuários criem dados, os dados não são de sua propriedade. Os dados dos usuários são monetizados com a venda para anunciantes. Além disso, os desenvolvedores que desejam criar usando esses dados precisarão negociar com as empresas e obter acesso à API se tiverem sorte – embora com capacidade limitada.

Além disso, há toda uma série de preocupações com a privacidade nas redes sociais centralizadas. Seu único ponto de falha é um problema: quando os servidores da Meta ficam inativos, o mesmo ocorre com o serviço para todos. E se esses dados forem violados, milhões de usuários serão afetados.

Felizmente, a web3 está começando a liderar alternativas viáveis ​​para essas plataformas.

Uma rede social descentralizada

De um modo geral, as redes sociais descentralizadas (DeSo) são redes ponto a ponto para interações sociais, criação de conteúdo e distribuição. Eles permitem que os usuários protejam sua privacidade enquanto aprimoram a segurança dos dados por meio de armazenamento descentralizado. Ao fazer isso, a mídia social descentralizada visa proteger os usuários de explorações e uso malicioso de seus dados: quando cada transação é on-chain, torna-se muito mais difícil tentar vender dados do usuário para anunciantes. As plataformas DeSo também são resistentes à censura e abertas a qualquer pessoa. Os usuários não podem ser banidos por acidente, como parece acontecer com frequência hoje em dia.

Enquanto o Polygon tem o Lens Protocol e o Ethereum tem o Mirror, no NEAR, uma equipe de desenvolvedores está construindo silenciosamente NEARSocial, uma parte crucial da habilitação da Web aberta de propriedade do usuário.

Um pouco de experiência no NEAR social

O NEAR social não começou nativamente no NEAR. Sua primeira iteração residia no Mastodon, um software de código aberto para executar sites de mídia social auto-hospedados. As pessoas podem usar suas carteiras NEAR para se conectar e interagir umas com as outras. No entanto, Evgeny e a equipe responsável pelo NEAR social rapidamente perceberam que essa não era uma solução de longo prazo, pois ainda tinha um único ponto de falha e não era resistente à censura.

Da criação de um banco de dados para hospedar interações sociais (SocialDB), o projeto acabou evoluindo para um espaço aberto para as pessoas no ecossistema NEAR explorarem uma alternativa descentralizada e de código aberto ao Twitter.

Entrando no NEAR social

No NEAR social, os usuários são proprietários de seus dados, e os desenvolvedores podem aproveitar facilmente o poder dos dados públicos acessíveis para criar seus próprios aplicativos. Isso aprimora os efeitos de rede, pois dados melhores levam a algoritmos melhores e, eventualmente, a uma experiência melhor para todos os envolvidos.

Widgets

Quando você acessa o site social NEAR, praticamente tudo o que vê é um widget. Widgets são componentes de software de código aberto que podem ser combinados, bifurcados e criados por qualquer pessoa com algum conhecimento de codificação. Widgets são blocos de lego bem parecidos, esperando para serem transformados no que você quiser. Um benefício adicional é que eles podem ser atualizados e aprimorados sem recompilar todos os widgets dependentes — tornando o processo mais rápido e economizando computação.

O NEAR social já possui todos os widgets necessários para oferecer uma experiência semelhante ao Twitter, onde você pode criar e personalizar seu próprio perfil, seguir outras pessoas, conversar e criar enquetes. Eles podem ser coisas pequenas, como um simples botão ou toda a tela inicial do aplicativo social NEAR.

Outros widgets/aplicativos disponíveis incluem um planejador de eventos, enquetes, recompensas do Astro DAO, uma ferramenta para acompanhar as resoluções de ano novo, o console pagode, um gerador de memes e uma ferramenta para criar seus próprios avatares sociais e usá-los como seu pfp .

Curiosamente, no momento, uma coisa popular para se fazer no NEAR social é cutucar. Cada cutucada requer uma transação, então quanto mais cutucadas, maior o volume de transações no NEAR.

Impacto do NEAR Social no ecossistema NEAR

A visão por trás NEAR Social é construir a base para uma web aberta onde as pessoas tenham identidades reais que vão além de apenas ser uma carteira. Já reúne construtores na comunidade NEAR e possui mais de 1400 perfis cadastrados.

No entanto, o NEAR social é muito mais do que apenas uma rede social. É também uma camada de inovação onde os desenvolvedores podem enlouquecer com suas ideias. Enquanto a Ready Layer One equipe demonstrou com sua ideia de adicionar notificações push; eles levaram menos de um dia para ter um primeiro beta rodando.

Um Olhar para o Futuro

O NEAR Social é um espaço que reúne as mentes mais brilhantes do ecossistema NEAR. Ele permite que qualquer pessoa experimente sua ideia em pequena escala e fornece aos dApps maneiras de explorar como eles podem se integrar ao DeSo.

Por exemplo, DEXs como REF estão construindo seus próprios widgets para permitir a troca direta para os usuários. E near.social também não se limita a NEAR dApps – qualquer pessoa pode conectar widgets a ecossistemas externos. Isso significa que o NEAR social pode facilmente se transformar na entrada e no ponto de acesso para web3 como um todo.

Com o recente lançamento dos links de afiliados mintbase, o NEAR social pode até se transformar em um local mais nativo da web3 para descobrir novos NFTs, dando aos que compartilharam o NFT um incentivo para fazer a curadoria.

À medida que mais e mais desenvolvedores entrarem no NEAR social, a plataforma melhorará e os usuários poderão encontrar mais maneiras de personalizar sua interface. A barreira para alguém com zero conhecimento de codificação fazer mais do que algumas mudanças simples ainda é alta – mas não permanecerá assim. Quanto mais as pessoas criarem widgets e interfaces, mais fácil será escolher os modelos que você gosta. Pode até haver editores de arrastar e soltar e ferramentas sem código para capacitar todos a criar sua própria experiência social.

Desde o início como um banco de dados social, o NEAR social percorreu um longo caminho. É definitivamente emocionante testemunhar o progresso feito em apenas alguns meses, adicionando recursos sociais e novos widgets. Portanto, se você é um desenvolvedor, experimente e crie um widget simples. E para aqueles de nós com menos conhecimento de JS, configure sua conta e comece a cutucar.

Para saber mais sobre a visão e a história de fundo do desenvolvimento social da NEAR, você também pode conferir os recentes Espaço do Twitter que tivemos com Evgeny, o principal desenvolvedor por trás NEAR Social.

Quem sabe em breve teremos NEAR Spaces?

Escrito por @NEAR_intern
Editado por @achildhoodhero

Fonte: https://medium.com/nearprotocol/near-social-building-the-foundation-of-the-open-web-65672f4152dc

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *