APRESENTANDO O SISTEMA OPERACIONAL BLOCKCHAIN ​​(bOS)

Quem é o chefe? Apenas um bOS real pode governar a si mesmo. O que isso implica para você?

Assim como Linux, macOS e Windows tornam os computadores fáceis de usar, o protocolo NEAR está fornecendo um novo tipo de sistema operacional com NEAR Discovery, a principal plataforma do protocolo que permite aos indivíduos criar e usar aplicativos front-end descentralizados em qualquer blockchain(s) por meio do sistema operacional blockchain (bOS).

TL;DR — O que o bOS habilita?

  • Páginas on-chain interativas (código front-end) com recursos personalizáveis
  • Algoritmos de curadoria altamente eficientes e uma experiência abrangente para usuários e construtores
  • Efeitos de rede de desenvolvedores bifurcando e construindo widgets reutilizáveis ​​na cadeia

Em essência, isso significa que o bOS oferece uma plataforma onde os usuários controlam totalmente seus próprios dados.

Sistemas operacionais explicados

Antes de nos aprofundarmos no bOS, vamos dar um passo atrás para revisar o conceito de um sistema operacional.

Um ‘OS’ é o software executado entre o hardware e o usuário. Os sistemas operacionais permitem que os usuários trabalhem com computadores sem falar seu idioma. Sem um sistema operacional, um computador não seria muito mais do que eletricidade fluindo por circuitos. O sistema operacional simplesmente aloca recursos para diferentes programas, evitando possíveis conflitos.

Por que precisamos do bOS para adoção?

As comunidades Blockchain exigem bens públicos sustentáveis ​​que possam apoiar a entrada de novos usuários no ecossistema e ajudar a reter os contribuidores existentes. Afinal, para alcançar bilhões de usuários, é preciso haver uma acessibilidade de infraestrutura muito maior para os construtores que estão criando projetos e dApps escalonáveis ​​e confiáveis.

Por que? Dessa forma, todos têm controle de seus ativos, dados e poder de governança.

O SocialDB é um contrato em execução no NEAR que aproveita os recursos exclusivos de gás de um blockchain multidimensional. Salvar dados é como outras transações, o que significa que os usuários pagam depósitos para armazenamento de dados e taxas. Você pode atualizar qualquer coisa no SocialDB que esteja sob o controle de sua conta, incluindo o código do widget, e há uma maneira de jogar fora as chaves de dados específicos.

Os usuários também podem verificar a altura do bloco de um widget e verificar se é um ponto de acesso seguro. Mesmo que o código seja atualizado em um bloco posterior.

Fonte da imagem:Fundação NEAR

Aplicativos totalmente descentralizados

A ironia dos aplicativos descentralizados é como a maioria dos usuários interage com eles por meio de serviços de front-end centralizados executados em servidores antigos. Essa infraestrutura “web2” é aceitável em alguns casos, mas há grandes compensações em termos de robustez e resiliência.

O que é um ‘front-end’?

Normalmente, o desenvolvimento de aplicativos envolve a construção de uma interface de usuário com fluxos de dados específicos e componentes visuais, como botões, páginas e menus. Estes existem no lado do cliente, ou seja, no dispositivo do usuário. Para aplicativos descentralizados (dApps), o “back-end” geralmente inclui um contrato em execução na cadeia. Os dApps também podem ter um banco de dados tradicional no lado do servidor.

Aplicações Blockchain com soluções de front-end centralizadas podem encontrar desafios interessantes. Cada chamado ‘dApp’ é tão forte quanto seu elo mais fraco: código front-end off-chain, às vezes disponível no GitHub, hospedado em um URL específico.

Este tipo de configuração vem com certos riscos. Por exemplo, confiar em intermediários. Manter a segurança é um desafio adicional; os usuários podem nem sempre estar cientes de qual código está sendo executado sob o capô. Além disso, eles não têm a capacidade de personalizar muito, se houver.

Ainda assim, os gateways bOS são hospedados de maneira centralizada. Não existe um ponto de acesso puramente descentralizado para experiências on-chain.

Entre nos sistemas operacionais blockchain!

Fonte da imagem:Fundação NEAR

O que é um sistema operacional blockchain?

Um bOS ajuda todos a aprender, construir e crescer usando qualquer blockchain. Aqui, desenvolvedores e todos os tipos de criadores podem implantar facilmente seus próprios dApps com código de front-end on-chain. Os principais benefícios são em termos de acessibilidade, segurança e capacidade de composição.

Essa nova abordagem aproveita os recursos exclusivos do tempo de execução assíncrono do NEAR para permitir não apenas resistência à censura, mas também verificação + capacidade de auditoria. Além disso, os dados de vários blockchains podem residir em componentes reutilizáveis, disponíveis para qualquer pessoa inspecionar.

Por exemplo, um team building no Ethereum pode usar o bOS para dar acesso a usuários no Ethereum e outros no NEAR. Experimente em bos.gg

Todos os widgets/componentes em execução no bOS são totalmente combináveis, permitindo que os desenvolvedores os combinem livremente para atender às suas necessidades. Dessa forma, os construtores colaboram e compartilham códigos, que podem ser personalizados para atender a diversos propósitos.

bOS: Seguindo em frente

Em última análise, o bOS visa tornar mais rápido e fácil criar experiências multi-chain. Ele permite que o NEAR se estenda além do existente como “outra rede de camada 1” e permite que ele se transforme em todo o seu potencial como um sistema operacional descentralizado, capacitando a colaboração entre os ecossistemas.

O futuro não está próximo. “The future is NEAR”. As comunidades em torno do bOS estão cultivando um ecossistema universal de dApps com conexões entre redes. Isso significa que Ethereum (e outras redes EVM), Cosmos e Solana estarão entre os primeiros blockchains suportados.

E, claro, é tudo de código aberto, promovendo a criação de gateways personalizados.

Aprenda como em:nearbuilders.com/bos

Escrito por @NEAR_intern &@jwaup
Editado por @achildhoodhero

Sobre o protocolo NEAR

A NEAR tem a missão de integrar um bilhão de usuários às infinitas possibilidades da Web3 com o Blockchain Operating System (BOS). Aproveitando seu protocolo neutro em carbono de alto desempenho, que é rápido, seguro e escalável, o BOS fornece uma camada comum para navegar e descobrir a Web aberta.

NEAR Protocol | NEAR Discovery

Sobre NEARWEEK

NEARWEEK é uma das primeiras fontes de notícias descentralizadas dentro do ecossistema NEAR. Por meio da produção de conteúdo, notícias e suporte promocional de alta qualidade, a NEARWEEK libera todo o potencial de seus meios de comunicação para atuar como o epicentro social do ecossistema NEAR.

Website NearWeek | Twitter | Boletim de Notícias

Fonte: https://medium.com/nearprotocol/introducing-the-blockchain-operating-system-bos-8004345d02ba

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *