O que são Smart Contracts?

Um contrato é um documento que firma um compromisso onde duas partes devem cumprir certos critérios estabelecidos no documento assinado. Pode ser um contrato de compra ou venda, de prestação de serviços… todos eles estabelecem obrigações, regras, benefícios e penalidades caso algo não seja cumprido.

Dentro da blockchain esses contratos são chamados de Smart Contracts, ou contratos inteligentes. Os Smart Contracts são contratos digitais autoexecutáveis que usam a tecnologia para garantir que os acordos firmados serão cumpridos. Cada regra é executada automaticamente pelo algoritmo do projeto conferindo segurança e previsibilidade. 

Uma característica importante dos contratos inteligentes é que eles são pré-programados. Isso quer dizer que as cláusulas de um Smart Contract entram em vigor de forma segura e sem a necessidade de envolver um intermediário (como bancos, tribunais, entre outros).

Parece complexo, mas você já deve ter utilizado alguma vez um sistema semelhante. Por exemplo, as máquinas automáticas de refrigerantes. Mediante a entrega de uma moeda ela lhe entrega a propriedade de um bem, no caso o refrigerante. 

Pode-se dizer que os contratos inteligentes são ainda mais seguros do que os físicos. Os documentos tradicionais contêm uma linguagem jurídica passível de múltiplas interpretações. Além disso, sua validação depende de terceiros e está sujeita a um sistema judicial público que, muitas vezes, pode ser caro, demorado e ineficiente.

Já contratos inteligentes são totalmente digitais e configurados com linguagem de programação computacional inalterável.  Além de estabelecer obrigações e consequências da mesma forma que um contrato em papel assinado, o código pode ser automaticamente executado, já tomando as providências conforme as regras escritas no código e processar informações referentes à negociação.

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *