O que são DAOs?

Organizações Autônomas Descentralizadas ou DAOs são um caso de uso significativo para Web3, utilizando tokens para tornar os poderes de tomada de decisão mais justos e imparciais.

O conhecimento básico de DAOs e como eles funcionam é muito útil para entender e contribuir para a Web3. Uma DAO é uma entidade que não requer uma autoridade central para funcionar. Em vez disso, é impulsionado por sua comunidade e oferece total autonomia e transparência. Contratos inteligentes regem todas as regras fundamentais; os contratos também executam qualquer decisão acordada pela comunidade, com todos os processos, incluindo votação ou propostas, publicamente disponíveis para verificação.

Em essência, uma DAO é governada por membros individuais que fazem parte da comunidade, tomando coletivamente decisões críticas em relação ao projeto, desde alocações até atualizações.

Uma equipe central de membros da comunidade estabelece regras para a DAO por meio de contratos inteligentes, estabelecendo a estrutura da DAO. Esses contratos inteligentes são publicamente verificáveis, permitindo que os membros da comunidade entendam cada etapa relacionada ao funcionamento do DAO. Os membros da comunidade podem criar propostas, e após isso toda a comunidade vota na proposta. Quando uma proposta atinge um nível de consenso na comunidade, ela é aceita e aplicada pelo contrato inteligente.

O cenário DAO pode ser dividido em diferentes grupos, como DAOs de Protocolo, DAOs de Investimento, DAOs de Serviços, DAOs Sociais, DAOs de Subsídios, DAOs de Colecionadores e DAOs de Meios de Comunicação.

Algumas das DAOs proeminentes que você pode acompanhar são MakerDAO, MARA NFT DAO, RaidGuild, Sputnik DAO, Astro DAO, e BanklessDAO.

Deixe um comentário

Campos de preenchimento obrigatório *